terça-feira, 3 de abril de 2012

Vasco Cordeiro garante capacidade financeira dos sistemas de incentivos para apoiar empresários regionais


O Secretário Regional da Economia garantiu esta segunda-feira que os sistemas de incentivos regionais não têm qualquer problema de financiamento. “Nós temos a garantia de que não falta dinheiro para os sistemas de incentivos. Desde que existam projetos há disponibilidade para o seu financiamento”, assegurou Vasco Cordeiro durante uma sessão de esclarecimento sobre o Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) com empresários da ilha do Pico



O governante revelou, também, aos cerca de uma cem empresários presentes que as alterações introduzidas ao SIDER estão já praticamente todas em vigor.

Vasco Cordeiro salientou o fato do Governo dos Açores, com estas alterações, “continuar um processo de desburocratização que tem como consequência uma maior celeridade”. Atualmente, “a análise de candidaturas tem um prazo médio entre 2 a 2,5 meses e o período de pagamento situa-se entre 1 e 1,5 meses”. “Este é um esforço em que estamos empenhados”, assegurou.

Entre as alterações introduzidas, o Secretário Regional da Economia salientou “uma mudança muito importante em relação ao urbanismo comercial assim como à Qualidade e Inovação ou a Habitação degradada, aproveitando e apoiando a possibilidade de ser apoiada para a instalação de comércio ou indústria desde que cumprindo alguns requisitos”.

Vasco Cordeiro destacou também o “aumento das taxas de comparticipação para as ilhas do Pico e do Faial”. “No caso da Ilha do Pico, e no que respeita ao SIDER foram apresentadas mais de 70 candidaturas representando um investimento total superior a 30 milhões de euros”, concluiu.

Anexos:
2012.04.02-SRE-SIDER.mp3


GaCS

Sem comentários: