sexta-feira, 5 de junho de 2015

Exp.at’15 projeta potencialidades científicas e tecnológicas regionais em ciências do mar e da terra, afirma Nelson Simões

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia defendeu a importância de laboratórios remotos de novas tecnologias e de ambientes virtuais para “o trabalho colaborativo entre cientistas à escala mundial”.

Nelson Simões falava, em Ponta Delgada, no âmbito da 3.ª Conferência Experiment@International (Exp.at'15), que decorre até sexta-feira na Universidade dos Açores, com cerca de 120 participantes de vários países, e contou com um apoio de seis mil euros da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, ao abrigo do PRO-SCIENTIA.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que este encontro tem “enquadramento no objetivo de promover reuniões científicas internacionais na Região” que, como neste caso, são consideradas estratégicas pela sua transversalidade “ao nível da sensibilização para áreas inovadoras, emergentes e de relevância no mundo tecnológico”.

A Exp.at'15 visa promover a experimentação online, através de tecnologias emergentes que suportam a experimentação remota, a experimentação virtual 2D e 3D, a experimentação baseada em realidade aumentada e as respetivas interações com dispositivos sensoriais e outras ferramentas, como vídeos interativos e 'serious games', procurando “promover a imersão do utilizador em ambientes virtuais que reproduzem a experiência real”.

O evento conta com a participação de cientistas de renome internacional que estão a apresentar casos de estudo relacionados com a monitorização de infraestruturas, assim como sessões sobre experimentação online e educação em engenharia.

Nelson Simões destacou também “a envolvência da comunidade científica regional, que irá apresentar e projetar as potencialidades científicas e tecnológicas regionais associadas às ciências do mar e da terra”.

O Diretor Regional da Ciência salientou ainda as "potencialidades” desta conferência ao nível dos contactos e da partilha de experiências que se promovem no âmbito de eventuais parcerias em projetos europeus.

A Experiment@International (Exp.at'15), organizada pelas universidades do Porto e de Coimbra, tendo contado nesta edição com a colaboração da Universidade dos Açores.



GaCS

Sem comentários: