terça-feira, 2 de junho de 2015

Governo dos Açores vai solicitar esclarecimentos ao Governo da República sobre tratamento diferenciado nos transportes aéreos, afirma Vasco Cordeiro

O Governo dos Açores vai solicitar ao Governo da República esclarecimentos sobre o tratamento diferenciado entre os Açores e a Madeira no transporte aéreo entre as duas regiões autónomas e o continente, anunciou hoje o Presidente do Executivo Regional, Vasco Cordeiro.

“Não pode haver dois pesos e duas medidas. Não podemos ter uma solução numa Região e soluções diferentes, do ponto de vista do apoio do Estado, noutras”, afirmou Vasco Cordeiro, questionado pelos jornalistas sobre o novo regime para as ligações aéreas entre o continente e a Madeira, com custos baseados na distância entre os dois territórios, anunciado durante a visita do Primeiro-Ministro à Madeira.

Segundo o Presidente do Governo, não se pode considerar como justificação para um maior apoio à Madeira a distância entre os dois arquipélagos e o continente.

“Esse critério da distância torna mais flagrante essa diferença de tratamento, uma vez que o arquipélago que está mais perto do continente acaba por ter um apoio maior do que o arquipélago que está mais distante”, frisou Vasco Cordeiro, ao considerar que, naturalmente, haverá uma justificação para essa decisão do Governo da República.

“O Governo dos Açores vai solicitar essa justificação ao Governo da República, porque a tudo isso acresce uma outra circunstância, que também contribui para este sentimento de tratamento injustificado. Enquanto, na Madeira, é o Governo da República que paga as obrigações de serviço público de transporte aéreo interilhas, na Região Autónoma dos Açores são os Açorianos que, com o dinheiro dos seus impostos, pagam as obrigações de serviço púbico interilhas”, afirmou o Presidente do Governo.

Anexos:
2015.06.02-PGR-TransportesAereos.mp3

GaCS

Sem comentários: