quinta-feira, 4 de junho de 2015

Governo promove cooperação da Pousada de Juventude do Pico com a comunidade local

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou hoje, no Pico, que as instituições “não fazem sentido" se não forem vividas pela comunidade, frisando que é desta interação que se faz "a riqueza da nossa vivência”.

Isabel Rodrigues falava na assinatura de protocolos entre a Pousada de Juventude dos Açores e a Câmara Municipal e a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, numa parceria que permite que a escola e a autarquia utilizem gratuitamente os espaços públicos da Pousada de Juventude do Pico, nomeadamente os claustros e a sala multiusos, para eventos de carácter sócio recreativo e cultural.

A Pousada de Juventude do Pico, inaugurada em setembro de 2008, resulta da adaptação de um convento de origem franciscana rural do século XVIII, conhecido por Convento de São Pedro de Alcântara.

Este convento, um dos poucos exemplares existentes no país, apresenta um notável valor arquitetónico e características típicas dos conventos franciscanos, tendo sido, por essa razão, classificado de Interesse Regional.

“Há um sentido forte de responsabilidade social que assiste às Pousadas de Juventude dos Açores e que enforma um conjunto de ações que têm sido desencadeadas e que têm já sido concretizadas”, salientou Isabel Rodrigues.

Nesse sentido, a assinatura destes protocolos constituiu, segundo a Secretária Regional, “o ato simbólico, que é sempre importante, de afirmar de modo solene e formal os compromissos que temos com as outras instituições e com a nossa comunidade e também aprofundar e incentivar essa colaboração”.

Esta parceria hoje formalizada vai também permitir o envolvimento da comunidade escolar na elaboração de uma brochura sobre a Pousada de Juventude do Pico, em que os jovens, através da pesquisa e investigação, vão trabalhar conjuntamente com os professores de História.

A brochura será posteriormente será lançada pelas Pousadas de Juventude dos Açores.

A componente ambiental também não foi esquecida, estando prevista a cedência de um espaço nos terrenos adjacentes à Pousada de Juventude para que os jovens da EBS de São Roque do Pico, no âmbito do projeto Eco-Escolas, possam desenvolver as suas atividades.

O Governo dos Açores, como acionista maioritário da Pousadas de Juventude S.A., definiu como estratégia que estas infraestruturas acompanhem o desenvolvimento social e educativo da Região, ao mesmo tempo que promovem a mobilidade juvenil.

Anexos:
2015.06.03-SRAPAP-PousadaPico.mp3

GaCS

Sem comentários: