sexta-feira, 12 de junho de 2015

Hernâni Jorge anuncia período de discussão pública da candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera

O Diretor Regional do Ambiente anunciou, na Calheta, que o projeto de candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva Mundial da Biosfera estará concluído na primeira semana de julho, de forma a ser submetido a um processo de discussão pública entre 10 de julho a 9 de agosto.

Hernâni Jorge, que falava quinta-feira no primeiro de dois seminários sobre esta candidatura, salientou a “participação” pública na sessão, que incluiu uma apresentação sobre o que são as Reservas da Biosfera e o Programa MAB (Man and Biosphere) da UNESCO.

“A sessão foi bastante participada e, na generalidade, as pessoas apoiam e revêm-se na candidatura”, frisou o Diretor Regional, que também participa hoje na segunda sessão sobre a candidatura, que se realiza, pelas 20h30, na Escola Profissional da Ilha de S. Jorge, nas Velas, com o objetivo de esclarecer, envolver e recolher contributos da população.

"Este tem sido, desde a primeira hora, um processo altamente participado e construído com forças vivas da ilha de São Jorge que integram um grupo de acompanhamento que reúne regularmente”, afirmou.

Segundo Hernâni Jorge, “integrados os contributos da discussão e concluído o dossier, a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente organizará um seminário internacional e a divulgação de um documentário sobre as fajãs, antes da entrega da candidatura na UNESCO, prevista para o mês de setembro”.

“A classificação das Fajãs de São Jorge como Reserva Mundial da Biosfera constituirá um importante reconhecimento internacional do património natural e cultural da ilha e um contributo para o seu aproveitamento económico sustentável, inserindo-se na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial do Governo dos Açores”, frisou o Diretor Regional.



GaCS

Sem comentários: