sábado, 6 de junho de 2015

Obra completa de Emanuel Félix é apresentada em Lisboa e Angra do Heroísmo

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove, durante a próxima semana, a realização de duas sessões de apresentação da mais recente publicação editada sob a sua chancela, intitulada "Emanuel Félix – Obra Completa", com coordenação e revisão de Vasco Pereira da Costa.

A primeira sessão terá lugar a 10 de junho, pelas 18h00, no auditório da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), no Parque Eduardo VII, no âmbito da programação cultural decorrente da participação dos Açores na 85.ª Feira do Livro de Lisboa, decorrendo a segunda a 12 de junho, também pelas 18h00, no Salão Nobre da Secretaria Regional da Educação e Cultura, em Angra do Heroísmo.

As duas sessões contarão com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, do Diretor Regional da Cultura, Nuno Ribeiro Lopes, do organizador da obra, Vasco Pereira da Costa, e de Álamo de Oliveira, que evocará a figura de Emanuel Félix, para além de familiares e amigos do poeta terceirense.

Esta coletânea está estruturada em três volumes, sendo o primeiro dedicado à poesia completa, incluindo inéditos e um CD com seis poemas declamados por Vasco Pereira da Costa, enquanto no segundo é apresentada a prosa, em ensaios e crónicas, e o terceiro reúne textos de temática e propósitos diversos.

Poeta, professor, ensaísta e técnico de restauro artístico, Emanuel Félix, natural de Angra do Heroísmo, foi uma das vozes literárias açorianas mais destacadas da segunda metade do século XX, tendo publicado uma vasta obra que ultrapassou as fronteiras geográficas do Açores.

A sua poesia, numa escrita tão discreta como rigorosa, revela uma estreita relação com as artes plásticas e com a música.

Com esta edição, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura,  pretende distinguir este relevante autor açoriano, assim como destacar e difundir a sua obra.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: