sexta-feira, 12 de junho de 2015

Praia da Vitória já tem Quiosque PopCraft

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) inaugurou hoje, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, o Quiosque Pop Craft da cidade da Praia da Vitória, numa cerimónia que contou com a presença do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila.

Este quiosque apresenta produtos artesanais locais, designadamente escama de peixe, bordados, tecelagem, 'patchwork', brinquedos, bijuteria, acessórios de moda e artigos para bebé, dos artesãos Maria do Carmo Lima, Roberto Pereira, Maria Correia, Sónia Bárbara e Paula Sousa, bem como das cooperativas de artesanato 3.ª Arte e Cabo da Praia.

Na cerimónia de inauguração, a Diretora do CRAA, Sofia Medeiros, salientou que o objetivo da nova infraestrutura é o de aumentar a visibilidade das atividades artesanais açorianas e prestar um maior apoio na comercialização dos seus produtos.

O projeto Quiosque PopCraft pretende também estimular uma perspetiva de renovação, dinamização e afirmação de uma imagem de forte identidade do 'Artesanato dos Açores'.

Os quiosques, da autoria de André Vieira e Flávio Serpa, recorrem à utilização de recursos endógenos, como a criptoméria, e visam integrar espaços públicos, em diversas ilhas do arquipélago, para promoção, divulgação e venda de produtos artesanais.

Todas as unidades produtivas artesanais interessadas em aderir poderão beneficiar desta estrutura, através do Serviço de Ilha da Vice-Presidência do Governo na Terceira.

Este projeto faz parte da estratégia de promoção dos produtos artesanais, sobretudo os da marca coletiva ‘Artesanato dos Açores’, como forma de garantir uma maior notoriedade, contribuir para a sua valorização cultural e potenciar os investimentos dos artesãos na divulgação e promoção dos seus produtos.

Esta iniciativa contou com a parceria da Universidade dos Açores, através do Departamento de Arquitetura, e com o apoio da Atlânticoline.



GaCS

Sem comentários: