quinta-feira, 4 de junho de 2015

Reestruturação do financiamento do Serviço Regional de Saúde assegura redução de 4,1 ME por ano dos encargos financeiros

O Conselho do Governo aprovou uma reestruturação do financiamento do Serviço Regional de Saúde que assegura uma redução de 4,1 milhões de euros por ano dos encargos financeiros do setor.

A decisão foi anunciada hoje pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares na apresentação do comunicado do Conselho do Governo que decorreu na Madalena, no Pico.

“Esta poupança, que decorre da redução muito significativa das taxas de juro obtidas nos mercados financeiros, permite, assim, sem qualquer aumento do endividamento da Região, garantir uma redução superior a quatro milhões de euros dos respetivos custos financeiros”, afirmou Isabel Rodrigues.

Para a concretização deste objetivo, foram autorizadas as renovações da concessão de cinco avales no montante global de 63 milhões de euros à Saudaçor e Hospitais da Região, que irão assegurar, sem aumento de endividamento, uma diminuição de taxas de juro de 50 por cento sobre os financiamentos já existentes.

Tendo em conta igualmente a redução das taxas de juro nos mercados e a consequente poupança que estas proporcionam e a oportunidade de a Região se refinanciar no corrente ano, sem acarretar aumento de endividamento, o Governo Regional aprovou ainda a contratação de um empréstimo no montante de 19 milhões de euros, a conceder pela Caixa Geral de Depósitos, destinado a amortizar o empréstimo obtido junto da República em 2012.



GaCS

Sem comentários: