sexta-feira, 12 de junho de 2015

Rodrigo Oliveira entregou bibliotecas açorianas a duas instituições das Bermudas

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou, nas Bermudas, o “forte simbolismo”, mas também a relevância prática, da biblioteca com cerca de 550 livros sobre história, geografia e cultura dos Açores que o Governo ofereceu ao Bermuda College, a única instituição universitária deste arquipélago.

“O Governo dos Açores pretende, assim, marcar esta deslocação com a atribuição deste instrumento privilegiado de transmissão da cultura do povo dos Açores, mas também através da atribuição de um instrumento prático para permitir a pesquisa e um maior conhecimento aos alunos do Bermuda College e à população das Bermudas, em geral”, afirmou Rodrigo Oliveira, que falava quinta-feira à margem da cerimónia de inauguração da Biblioteca Açoriana na Universidade da Bermuda, na presença da Reitora, Duranda Green, e do Diretor da Biblioteca, Robert Masters.

Rodrigo Oliveira também entregou uma biblioteca de obras e temas açorianos à Biblioteca Nacional das Bermudas, instituição fundada em 1839, numa cerimónia que contou com a presença, para além da sua diretora, Joanne Brangman, da Vice-Ministra para as Comunidades, Cultura e Desporto, Nandi Outerbridge, da Vice-Ministra da Educação, Leah Scott, e da Diretora do Departamento dos Assuntos Culturais e Comunitários, Heather Whalen.

Esta deslocação oficial às Bermudas visa assinalar o 165.º aniversário da emigração açoriana para este arquipélago, onde se estima que cerca de 25% da população é descendente de portugueses.

“Pretende-se, assim, fazer uma homenagem não apenas aos Açorianos que, ao longo de décadas e de gerações, escolheram as Bermudas para viver e para trabalhar, mas também a todos aqueles que sendo descendentes ou não de Açorianos gostariam de conhecer melhor estas outras ilhas atlânticas”, frisou.

“Nós, ao fim ao cabo, somos dois territórios com ilhas no Atlântico, com desafios e potencialidades em comum, com uma cultura e com uma história que vem também da era das Descobertas e temos, por isso, que potenciar este conhecimento recíproco entre ambos os territórios”, acrescentou o Subsecretário Regional.  

As duas cerimónias contaram com a presença do Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, e da Cônsul Honorária de Portugal na Bermuda, Andrea Moniz de Sousa.

O programa do primeiro dia da deslocação às Bermudas incluiu ainda um encontro do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas com o Governador da Bermuda, George Fergusson.

Já hoje, Rodrigo Oliveira visitou a Warwick Academy, uma das mais reputadas escolas privadas das Bermudas, fundada em 1662 e com cerca de 700 alunos, à qual o Governo dos Açores doou recentemente uma biblioteca de livros infanto-juvenis de Língua Portuguesa.

Anexos:
2015.06.12-SsRPRE-Bermudas.mp3

GaCS

Sem comentários: