quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Açores registam a maior descida da taxa anual do desemprego do país e o maior crescimento da população empregada dos últimos 13 anos

O Vice-Presidente do Governo dos Açores salientou hoje o facto de a Região ter registado, no final do terceiro trimestre de 2015, a maior redução da taxa de desemprego anual do conjunto do país, a qual se fixou nos 12,1 por cento, menos 3,6 pontos percentuais do que em igual período de 2014.

Sérgio Ávila, que se referia aos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta manhã, lembrou que já no segundo trimestre se havia verificado nos Açores a maior redução homóloga da taxa de desemprego, com menos 4,7 pontos percentuais do que no ano anterior.

O governante realçou também o crescimento da população empregada, havendo, no último ano, “mais 5.916 Açorianos empregados face aos que existiam no ano passado e, face ao último trimestre, mais 302 Açorianos empregados”.

“Durante os últimos seis trimestres, o emprego nos Açores tem crescido, não só comparando com o trimestre anterior, mas com o período homólogo do ano anterior, e regista neste momento uma taxa de crescimento de emprego, face ao período homólogo, que é a maior desde o quarto trimestre de 2001”, afirmou o Vice-Presidente do Governo.

“Nos últimos 13 anos é a maior taxa de crescimento homólogo de emprego, ou seja, um crescimento de 5,7 por cento”, frisou Sérgio Ávila, acrescentando que “a população empregada nos Açores é, neste momento, a maior desde o segundo trimestre de 2011”.

Sérgio Ávila frisou que existem hoje mais 9.328 Açorianos empregados do que no início de 2014, sendo que há também menos 4.098 Açorianos desempregados do que há um ano e menos 6.747 desempregados do que no início de 2014.

“Em termos de taxa de desemprego verifica-se uma redução de 3,6 pontos percentuais face à que existia no mesmo período do ano anterior e um crescimento de 0,8 pontos percentuais face ao trimestre anterior, não justificada pela redução do emprego, que continua a crescer, mas sim em função do aumento da população ativa que deriva, essencialmente, da entrada no mercado de trabalho dos estudantes que concluíram a sua formação académica e que serão, nos próximos trimestres, absorvidos pelo mercado de trabalho”, disse o governante.

Para Sérgio Ávila, os dados hoje divulgados “são um sinal de que o trabalho e as políticas que o Governo tem concretizado no âmbito das políticas de emprego estão a dar resultado”, o que se comprova, na sua opinião, pelas maiores taxas de crescimento do emprego dos últimos 13 anos e pela maior população empregada desde 2011.

“Se compararmos com o início desta legislatura, os Açores têm mais 8.457 Açorianos a trabalhar e existem, neste momento, menos 4.826 Açorianos desempregados”, afirmou.

O Vice-Presidente do Governo sublinhou, no entanto, que “enquanto houver um Açoriano desempregado é um problema a resolver”, sendo que os dados do INE dão ao Executivo “maior força e maior convicção” no reforço das políticas de emprego, de modo a que “os Açorianos que pretendem entrar no mercado de trabalho e os que ainda estão desempregados possam ter uma resposta eficaz”.

Sérgio Ávila afirmou ainda que o Governo pretende, particularmente através das políticas de emprego que desenvolve, “dar resposta reforçada a todos quantos carecem ainda dessa resposta, tendo em conta que o caminho que seguimos tem dado os resultados que estão referenciados nos dados estatísticos que hoje foram conhecidos”.

Anexos:
2015.11.04-VPGRsobreEstatísticasDesemprego.mp3

GaCS

Sem comentários: