quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Consolidação dos mercados emissores no turismo e melhoramentos nas infraestruturas de transportes são prioridades para 2016, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes revelou hoje, na Horta, que as propostas de Plano e o Orçamento para 2016 dão prioridade ao reforço da promoção dos Açores junto dos principais mercados emissores de turistas e ao melhoramento das infraestruturas de transporte.

Vítor Fraga, que falava no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento da Região para o próximo ano, afirmou que, na área do turismo, “há um reforço de cerca de 10% no valor global associado a este programa, que visa a consolidação da presença junto dos principais mercados emissores” de turistas para os Açores.

O objetivo deste reforço passa, segundo Vítor Fraga, pelo incremento “dos fluxos turísticos para a Região”, trabalhando para “tornar o setor cada vez mais sustentável, numa perspetiva de criar riqueza e de conservar, preservar e criar também mais postos de trabalho”.

Na área dos transportes, a grande aposta prende-se com as infraestruturas portuárias e aeroportuárias, com um investimento previsto de 35,9 milhões de euros que visa aumentar a “eficiência e a segurança e o conforto dos passageiros, dando também resposta ao crescimento expressivo em termos dos passageiros que circulam na Região”, frisou o Secretário Regional, salientando que este investimento será visível tanto no transporte aéreo interilhas como no transporte marítimo, nomeadamente nas ilhas do 'Triângulo'.

Vítor Fraga revelou ainda que o Plano Estratégico e de Marketing do Setor do Turismo com o horizonte 2020, que considerou ser “o mais abrangente de sempre”, está numa fase final de avaliação e em breve será apresentado em Conselho de Governo.

“Houve a necessidade de se fazer um compasso de espera, que teve sobretudo a ver com a nova realidade que vivemos ao nível do setor do turismo e do transporte aéreo”, afirmou Vítor Fraga, realçando a importância de se ter um documento o mais fiável possível, orientador para todos os envolvidos no setor, públicos e privados, de forma a ajudá-los a desenvolver a sua atividade e tornar o setor cada vez mais sustentável, tanto ao nível da geração de riqueza, como da criação e preservação de postos de trabalho.

Relativamente aos pagamentos à SATA, Vítor Fraga ressalvou que já em 2015 foram inscritos 20 milhões de euros suplementares para este fim.

Para 2016, acrescentou o Secretário Regional, é inscrita uma verba, "de cerca de 5,6 milhões de euros, precisamente para continuar a fazer esses pagamentos e liquidar por completo todos os valores que existem de dívida da Região à empresa”.

“Iremos prosseguir o restante no próximo ano, e nos anos subsequentes, dando assim também seguimento àquilo que está previsto no Plano de Negócios da própria empresa”, acrescentou.

Vítor Fraga salientou ainda a intenção do Executivo Açoriano de prosseguir com a construção de dois novos navios para transporte marítimo de passageiros.

“Este é um grande projeto a nível europeu, o que obriga a que a Comissão Europeia faça uma validação prévia, nomeadamente ao nível da concessão dos auxílios de Estado", afirmou.

"O processo está a decorrer, assim que esteja concluído será lançado o concurso para os novos barcos, aliás, como está previsto no Plano e Orçamento deste ano”, frisou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: