sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Diretor Regional das Comunidades desloca-se a Toronto e Winnipeg, no Canadá

O Diretor Regional das Comunidades inicia sábado uma deslocação ao Canadá, durante a qual vai participar nas comemorações do 30.º aniversário da Casa dos Açores do Ontário, em Toronto, e na Semana Cultural da Casa dos Açores do Winnipeg.

Esta visita pretende dar seguimento ao relacionamento de grande proximidade entre o Governo dos Açores e as comunidades açorianas da diáspora, aprofundando, em especial, a ligação da Direção Regional das Comunidades com as Casas dos Açores, neste caso das províncias canadianas do Ontário e de Manitoba.

No primeiro dia da deslocação, Paulo Teves participa, em Toronto, nas comemorações do 30.º aniversário da Casa dos Açores do Ontário, que decorrem no salão nobre da instituição, que promoveu neste início de mês a realização da XVIII Semana Cultural, tendo este ano como tema “As Nossas Origens”.

A Casa dos Açores do Ontário, fundada em 1985, é um espaço aglutinador dos açorianos e açordescendentes radicados nesta província canadiana e promotor da cultura e das tradições açorianas, funcionando esta embaixada cultural açoriana como instrumento fundamental para a coesão social da comunidade e para a criação de pontes que aproximam a diáspora à Região Autónoma dos Açores.

No dia seguinte, domingo, já na cidade de Winnipeg, o Diretor Regional das Comunidades participa na sessão de encerramento da XV Semana Cultural dos Açores, que decorre na sede da Casa dos Açores, instituição representativa dos açorianos e seus descendentes residentes na província de Manitoba.

Este evento, subordinado ao tema “Açores, paraíso terrestre”, promove a interculturalidade, o diálogo e o convívio entre açorianos, açordescendentes e comunidade portuguesa em geral radicada naquela região.

O programa desta semana cultural inclui as tradicionais cantigas ao desafio, com artistas dos Açores e das comunidades, as sopas do Espírito Santo, atuações de grupos folclóricos e de música popular portuguesa, entre outras atividades.




GaCS

Sem comentários: