segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Instituições europeias têm de despertar da letargia face à situação do setor leiteiro, alerta Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje, em Ponta Delgada, que as instituições europeias têm de despertar de alguma letargia com que têm encarado a situação do setor leiteiro, que enfrenta importantes desafios fruto do embargo russo, da retração da procura internacional e da abolição do regime de quotas de produção.

“Não se pode considerar como satisfatória uma resposta que, para todo o espaço europeu, consagra 500 milhões de euros para fazer face aquilo que é, manifestamente, um dos grandes desafios com que os produtores de leite estão confrontados neste momento”, frisou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava após ter recebido, em audiência, a Delegação da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu que se encontra em visita à Região, liderada pelo deputado europeu Czeslaw Adam Siekierski.

Em declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro defendeu a necessidade de as instâncias comunitárias terem outro tipo de pró-atividade em relação à forma de agir neste processo, nomeadamente também ao nível de uma intervenção no mercado de alguns produtos de lacticínios.

O Presidente do Governo salientou ainda que o Executivo Regional tem, para além das medidas decididas a nível europeu, afetado um volume considerável de recursos financeiros de ajuda ao setor leiteiro.

“São já públicas as medidas que têm sido implementadas, como uma linha de crédito de 30 milhões de euros, a antecipação até ao limite máximo permitido de um conjunto de ajudas, a majoração de apoios em ilhas mais afetadas, em virtude da sua dimensão, por esta situação que deriva, principalmente, do embargo russo”, disse.

O Presidente do Governo defendeu ainda que cumprir o Tratado Europeu, no que diz respeito à consagração da Ultraperiferia, “não é uma questão de opção, mas sim de cumprir a lei".

"Nós achamos que, em relação à realidade regional, é necessário cumprir aquilo que está no Tratado e ter medidas especificamente dirigidas às Regiões Ultraperiféricas e, neste caso do setor leiteiro, aos Açores”, afirmou.

“Em todo este processo, o discurso relativamente ao qual não podemos ceder é o de considerar que muitas das reivindicações que são apresentadas são para um tratamento de exceção, que coloque os produtores e as indústrias dos Açores numa posição de benefício em relação ao restante espaço europeu”, frisou Vasco Cordeiro.

Para o Presidente do Governo, tendo em conta os desafios e a configuração que o setor do leite tem nos Açores, “é importante que se garantam à Região as ferramentas que permitam ao setor estar em igualdade de circunstâncias para competir com outras áreas do espaço europeu”.

Vasco Cordeiro salientou, ainda, que teve a oportunidade de transmitir aos eurodeputados a importância que o Governo dos Açores atribui a esta visita e as expetativas em relação aos resultados que ela pode produzir no futuro.

Anexos:
2015.11.02-PGR-AudiênciaComissãoAgriculturaPE.mp3

GaCS

Sem comentários: