segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Cultura Açores tem novo portal eletrónico

O portal eletrónico Cultura Açores, da responsabilidade da Direção Regional da Cultura (DRC), sob a tutela da Secretaria Regional da Edução e Cultura, que registou mais de 832 mil visualizações em 2015, foi reformulado, apresentando uma nova imagem e funcionalidades.

Este portal, acessível no endereço eletrónico http://www.culturacores.azores.gov.pt/, disponibiliza os conteúdos do Centro de Conhecimento dos Açores, ao nível dos arquivos e bibliotecas digitais e inventários e registos, assim como a Agenda Cultural dos Açores, as Visitas Virtuais aos Museus dos Açores, a Loja Cultura, que possibilita a aquisição de edições da DRC e dos seus serviços externos, os Roteiros Culturais dos Açores - Personalidades, a revista CulturAçores, além de outra informação institucional.

O novo portal Cultura Açores inclui também o conteúdo Exposições Virtuais, um projeto que conta já com uma exposição online, e a Natureza em Diálogo, do Museu Carlos Machado, e visa registar e disponibilizar algumas exposições e mostras que integraram os planos de atividades dos museus e bibliotecas públicas e arquivos regionais dos Açores que não se encontram patentes ao público, assim como outras que, pelo seu conteúdo e relevância, merecem especial destaque junto do público.

A partir deste mês de janeiro e ao longo de 2016 serão disponibilizadas outras exposições virtuais, das quais oportunamente será dada nota.

O conteúdo Visitas Virtuais aos Museus dos Açores passou também a permitir a audição da descrição dos diferentes espaços, mediante a sonorização de textos explicativos que complementam a informação que já constava das etapas destas visitas.

Por seu lado, a Agenda Cultural dos Açores possibilita o acesso à informação sobre os acontecimentos de caráter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores no exterior do arquipélago, contando com a parceria de 62 agentes culturais que utilizam esta plataforma para a calendarização e divulgação dos eventos que promovem.

A Agenda Cultural dos Açores é um recurso à disposição de todos os promotores culturais, sem quaisquer custos, mediante a assinatura de um protocolo com a DRC que garante os acessos e as condições de utilização.

O interesse dos utilizadores dos vários conteúdos do portal Cultura Açores tem sido crescente ao longo dos anos, com especial destaque para os Registos Paroquiais e de Passaportes dos Açores, que regista grande afluência diária por parte das comunidades de emigrantes e luso-descentes.

O portal Cultura Açores assume-se como um portal de todos, quer sejam investigadores, historiadores, genealogistas, curiosos ou apenas visitantes, sendo uma porta de acesso ao conhecimento sobre os Açores, a partir de qualquer parte do mundo.



GaCS

Sem comentários: