sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Furacão Alex condicionou a realização de evacuações aéreas nos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) recebeu três pedidos de evacuação aérea durante a passagem do furacão Alex pelo arquipélago.

Na quinta-feira, 14 de janeiro, pelas 20h54, foi recebido um pedido da Unidade de Saúde de Ilha (USI) de S. Jorge e, quase em simultâneo, pelas 21h00, um pedido de evacuação por parte da USI das Flores.

A evacuação solicitada pela USI de S. Jorge foi efetuada de imediato pela Força Aérea Portuguesa (FAP) para a Base das Lajes, na ilha Terceira, mas, devido à aproximação do furacão Alex, a FAP considerou não estarem reunidas as condições de segurança para voar para as Flores, pelo que o pedido ficou a aguardar a melhoria das condições atmosféricas.

Pelas 03h55 de hoje, o médico regulador recebeu um terceiro pedido de evacuação aérea, também proveniente da ilha das Flores, ficando a aguardar condições atmosféricas favoráveis.

Pelas 11h10, as operações da Base Aérea n.º 4 informaram o SRPCBA que estavam reunidas as condições para que o helicóptero se deslocasse à ilha das Flores, tendo sido desencadeada a evacuação.

Durante o período de espera pela evacuação aérea, o médico da USI das Flores foi sendo devidamente acompanhado pelo médico regulador do SRPCBA e pelo médico da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Horta, através dos sistemas de telemedicina e telemonitorização.

Um dos utentes foi evacuado das Flores às 16h49 e entregue pela equipa de evacuações aéreas no Hospital de Santo Espirito da Ilha Terceira, não tendo sido possível a evacuação do outro doente desta ilha, por ter falecido às 14h00, após uma paragem cardiorrespiratória.

O SRPCBA tem, assim, a registar e lamentar esta vítima mortal, na sequência da passagem do furacão Alex pelos Açores.



GaCS

Sem comentários: