sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Presidente do Governo acompanha evolução da situação meteorológica no SRPCBA

O Presidente do Governo dos Açores está, desde o início da noite, na sede do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na ilha Terceira, a acompanhar a evolução da situação meteorológica, tendo em conta as previsões que indicam que o Grupo Central será o mais atingido pelo furação Alex, que deverá afetar também as ilhas de S. Miguel e Santa Maria.

Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, salientou que há um conjunto de diligências que foram tomadas a partir do momento em que foram lançados os primeiros avisos sobre o agravamento do estado do tempo previsto para as próximas horas.

Essas diligências, segundo frisou, envolvem não apenas o trabalho do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, mas também de vários departamentos do Governo dos Açores, nas áreas das obras públicas, dos transportes terrestres, da solidariedade social, da habitação e da saúde, entre outras.

“São um conjunto de diligências que, envolvendo diversos serviços do Governo, pretendem preparar a Região o melhor possível para esta situação que, segundo tudo indica, atravessaremos nas próximas horas”, frisou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro reforçou, ainda, o apelo aos Açorianos para que cumpram as recomendações divulgadas pelo SRPCBA, assim com as emitidas pelos Serviços Municipais de Proteção Civil.

O Presidente do Executivo Açoriano agradeceu, por outro lado, a um conjunto de entidades que têm manifestado todo o apoio à Região, como é o caso da Ministra da Administração Interna que, ao início da noite, através de um contacto telefónico, se inteirou do evoluir da situação nos Açores.

Com base na informação prestada pelo IPMA, que emitiu um aviso vermelho para os grupos Central e Oriental, prevê-se um agravamento das condições meteorológicas devido a uma tempestade que surgiu a sul do arquipélago dos Açores e que, atualmente, está classificada como furacão de categoria 1.

Anexos:
2016.01.14-PGR-SRPCBA-FuraçãoAlex.mp3

GaCS

Sem comentários: