quinta-feira, 4 de março de 2010

Açores têm novo Plano Regional de Vacinação



O Governo dos Açores decidiu alargar às raparigas que atinjam os 17 anos em 2009, 2010 e 2011 (nascidas em 1992,1993 e 1994) a aplicação da vacina contra as infecções por vírus do Papiloma Humano (HPV).

A decisão é do secretário regional da Saúde e consta da Portaria, hoje publicada em Jornal Oficial, que aprova o novo Plano Regional de Vacinação e respectivo calendário de imunização.

Até agora, a vacina contra as infecções por HPV era aplicável, por rotina, somente “à coorte de raparigas que atinjam os 13 anos no respectivo ano civil”.

Em anexo ao diploma, é igualmente publicado o “esquema recomendado” das vacinações contra a tuberculose, poliomielite, difteria-tétano-pertussis, infecções por Haemophilus Influenze B, hepatite B, sarampo parotidite-rubéola, doença meningocócica C, infecções por vírus Papiloma Humano e doença pneumocócica.

A alteração do anterior “esquema recomendado” de vacinação é justificada pelo Governo com “a recente descontinuidade da vacina pneumocócica sacárida conjugada (7-valente, adsorvida), a qual foi substituída pela vacina pneumocócica polissacárida conjugada (13-valente, adsorvida)”.

O diploma, que entra hoje em vigor, determina ainda que para o registo da vacina contra a doença pneumocócica no modelo Boletim Individual de Vacinas deve ser utilizado o campo “outras imunizações”.


GaCS/FG

Sem comentários: