segunda-feira, 15 de março de 2010

Desvio temporário permitirá a reabertura da estrada em Água d’Alto nos próximos dias



O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) visitou, esta tarde, a zona das derrocadas, junto à praia de Água d’Alto, em Vila Franca do Campo. Aos condutores, José Contente apelou à compreensão perante o encerramento da estrada regional porque, defende, “estes transtornos serão sempre muito menores do que qualquer perigo potencial que estes taludes, neste momento, apresentam”.

O governante, acompanhado pelo director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres e pela equipa técnica da SCRTE que está no local desde esta madrugada, visitou as obras de construção do desvio provisório que está a ser erguido na rampa junto à praia.

“Prevemos que até ao final da semana o desvio fique concluído e só aí será reaberto este troço. A circulação far-se-á por este desvio, apenas com a passagem de uma fila de viaturas, devidamente controladas por semáforos. No entanto, ainda durante esta semana, será feita mais uma avaliação técnica ao comportamento deste de outros taludes, até porque, segundo as previsões meteorológicas, vamos ter mais chuva”, referiu José Contente.

Em declarações à comunicação social, o secretário regional garantiu, todavia, que “esta intervenção vai ser feita de modo a garantir a circulação neste trecho de estrada, mas só será reaberta quando for avaliado, tecnicamente, que as condições de segurança estão garantidas. Se entretanto voltar a chover ininterruptamente e forem registados novos deslizamentos nós teremos que reavaliar a abertura deste troço”.

Recorde-se que, durante o fim-de-semana, foram registadas várias derrocadas do talude sobranceiro à estrada regional, com mais de cem metros de altura, motivo que originou o corte da estrada para os próximos dias.

Questionado sobre a solução para o perigo constante do aluimento de terras em épocas muito chuvosas, José Contente frisou que o projecto da SCUT será a alternativa de segurança. “Este problema só ficará bem resolvido com a variante das SCUT, que ficará concluída já no próximo ano, e com a obra que vai ser executada nesta zona, uma estrada mais desviada do talude ao longo destes 300 metros. Em zonas onde possam ocorrer escorregamentos vai ser construído um muro alto, desviado do talude, mas devidamente preparado para a entrada de maquinaria para limpeza”, acrescentou.

A limpeza da via e a construção do desvio, em Água d’Alto, estão a ser feitos mediante o recurso a maquinaria alugada e mais de duas dezenas de funcionários da SRCTE.

Nos próximos dias também o transporte colectivo regular de passageiros irá usar os desvios indicados aos automobilistas – a estrada da Achada das Furnas e da Lagoa do Congro – sendo sujeito, a partir de amanhã, a reajustes de horários.



GaCS/VS

Sem comentários: