segunda-feira, 15 de março de 2010

Governo apoia sedes de escuteiros



Por despachos publicados a 9 de Março, o Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Presidência, que tutela a área da juventude, apoia em € 302.200 a aquisição, construção, manutenção e remodelação de sedes de grupos e agrupamentos dos movimentos escutistas AEP e CNE, respectivamente.

Os apoios concedidos visam o co-financiamento dos referidos projectos, pretendendo-se com isto criar condições para que os mesmos sejam uma mais valia no desenvolvimento das actividades dos escuteiros nos Açores.

O apoio e incentivo ao associativismo juvenil tem sido um dos pilares essenciais nas políticas de juventude, pretendendo-se, por esta via, criar condições para que os jovens envolvidos desenvolvam competências em áreas tão diversas como liderança e dinâmicas de grupos, entre outras, permitindo, igualmente, o reforço do espírito empreendedor.

Com os incentivos agora aprovados, direccionados integralmente para a edificação de sedes, o Governo dos Açores promove, também, uma série de obras de pequena dimensão. Os apoios foram direccionados para os grupos do Lameirinho e do Raminho, da AEP, e para os agrupamentos da Fajã de Baixo, Rosais, Água D’Alto, Vila do Porto e Candelária do Pico, do CNE.


O Governo dos Açores, através do Decreto Legislativo Regional 18/2008/A, criou um enquadramento legal para o desenvolvimento das políticas de juventude, no qual o associativismo, como forma de promoção de uma cidadania activa e responsável, é uma das áreas de relevo. Assim, e de acordo com o estabelecido no programa de Governo, tem vindo a ser desenvolvimento um novo programa de incentivo ao associativismo que neste momento encontra-se em fase de debate com os parceiros sociais.


GaCS/SF/SRP

Sem comentários: