
A realização do II Fórum Franklin. D. Roosevelt “é, talvez, um dos melhores exemplos da relação dinâmica entre as autoridades regionais e a Fundação Luso Americana”, afirmou o Secretário Regional da Presidência, hoje, em Angra do Heroísmo, na apresentação do programa deste evento.
Para André Bradford, este “trabalho conjunto e bem sucedido permitiu, por um lado, que a FLAD cumprisse alguns dos seus objectivos, que levaram à sua criação e, neste sentido, que o Governo dos Açores, neste contexto, se tenha associado ao seu cumprimento”.
O governante sublinhou a “importância” do II Fórum Roosevelt “estar associado à chancela da Região Europeia do Ano 2010”, destacando que o evento reforça a “projecção externa do que fazemos ao enriquecer a sua programação com “qualificação e interesse”.
André Bradford recordou a ligação e o “papel importante do Governo desde a realização da primeira edição do Fórum Roosevelt” em Ponta Delgada e destacou o “simbolismo que tem o facto da sua segunda edição se realizar na Ilha Terceira”.
“Chegamos à fase em que é preciso consolidar e marcar o Fórum Roosevelt como um evento de referência”, disse André Bradford, acrescentando que, com esse objectivo, “é possível que aconteça, com o caminho que está a ser trilhado, conforme se pode verificar com o programa e com os oradores que temos à volta da temática genérica escolhida”.
O II Fórum Roosevelt, conforme sublinhou o responsável pelo Dossiê da Base das Lajes, é o exemplo de uma realização com “carácter plural, aberto, participativo e multifacetado”, que desde a primeira hora tem proporcionado “várias abordagens, várias perspectivas, incluindo as cientificas, várias nacionalidades e opiniões dissonantes”.
André Bradford salientou, ainda, a “participação e o empenhamento de múltiplas entidades, públicas e privadas, nacionais e regionais”, e declarou que “é com esse espírito que o Governo dos Açores se associa, participa e apoia, uma vez mais, a iniciativa da FLAD, enquadrada no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa com os Estados Unidos por via da utilização da Base das Lajes”
O II Fórum Roosevelt, que decorre de 14 a 16 deste Mês na Ilha Terceira, terá sessões em Angra do Heroísmo, no Palácio dos Capitães Generais e na Praia da Vitória, no Salão Nobre da Câmara Municipal, incluindo, ainda, uma visita à Base das Lajes.
GaCS/LFC







Sem comentários:
Enviar um comentário