
Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Presidência, André Bradford, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de assinatura de diversos protocolos de cooperação entre a Pousada da Juventude de Angra do Heroísmo e entidades locais:
“Permitam-me, nesta ocasião, apenas umas breves palavras para salientar a importância do acto a que assistimos e para vos dar conta do esforço de investimento que o Governo dos Açores fez na recuperação e modernização da Pousada de Juventude da Terceira, uma das três que neste momento compõem a rede regional, conjuntamente com S. Roque do Pico e Ponta Delgada.
A par da criação de mais duas novas pousadas – a de S. Jorge, cuja empreitada se inicia em breve, e a de Santa Maria, em processo de concurso –, envolvendo um esforço financeiro global de 3 milhões e 700 mil Euros, o Governo Regional procede, nesta primeira fase da legislatura, à reabilitação das unidades existentes, o que implicará um investimento global de 150.000€ na unidade da ilha Terceira, de modo a, progressivamente, adaptá-la às novas exigências de mercado.
Este esforço já teve os seus frutos, uma vez que em 2009 tivemos mais de 4100 dormidas nesta Pousada, o que representa um acréscimo face ao ano anterior, numa altura em que a crise financeira internacional condicionou, em boa medida, o mercado turístico.
Queremos, contudo, atingir outros patamares de eficiência e de qualidade, proporcionando aos clientes desta e das restantes unidades um leque mais variado e abrangente de serviços, que possam conduzir a uma maior dinâmica de procura.
Por um lado, pretendemos que as pousadas de juventude dos Açores se tornem espaços privilegiados, não só para o acolhimento de turistas jovens, mas também para o desenvolvimento de actividades culturais, sociais e lúdicas. Por exemplo, em 2009, esta pousada foi palco de uma residência de jovens artistas de várias ilhas da Região e acolheu um encontro de jovens da comunidade americana das Lajes.
Por outro lado, consideramos que existem todas as condições e todas as vantagens em aprofundar o envolvimento da comunidade e da economia local com este espaço.
Daí que tenhamos hoje assinado protocolos de cooperação com a Junta de Freguesia de S. Mateus e com quatro empresas locais, de modo a desenvolvermos em colaboração pacotes turísticos integrados e atractivos, que permitam intensificar os fluxos de turismo juvenil para a ilha.
Gostaria, por isso, de dirigir uma palavra especial de apreço à Junta de Freguesia de S. Mateus que, desde a primeira hora, se empenhou na procura de novas e melhores soluções para a rentabilização deste equipamento, e às empresas que reconheceram as vantagens de se juntarem aos nossos esforços.
As parcerias que hoje formalizámos são um exemplo a reproduzir no futuro e constituem um passo decisivo na implementação de um Plano de Promoção do Turismo Jovem nos Açores.
A Região mais jovem do país tem todas as condições para ser também uma das regiões mais atractivas do país para os jovens turistas. Por isso, e além do alargamento da rede de equipamentos de alojamento vocacionados para o turismo juvenil, é necessário dinamizarmos, em colaboração com a iniciativa privada, uma oferta complementar de serviços e actividades dirigidas para esse tipo de público.
Mantendo o impulso que o Governo Regional tem procurado dar à mobilidade dos jovens açorianos, é também agora a altura de fazermos um esforço particular na captação de turistas jovens no plano nacional, fazendo uso do nosso potencial enquanto destino de aventura e de natureza.
Muito obrigado pela vossa atenção.”
GaCS/LFC







Sem comentários:
Enviar um comentário