quarta-feira, 16 de junho de 2010

Actividades do Museu de Angra durante as Sanjoaninas



O Museu de Angra do Heroísmo associa-se ao programa das festas Sanjoaninas, inaugurando na próxima sexta-feira, dia 18 pelas 18:45 horas, quatro exposições temporárias de diversas temáticas.

Assim, na Sala de Oportunidades estará patente a exposição “Ouro Branco - o marfim”, na qual são expostas peças neste precioso material de várias épocas e diferentes manufacturas.

Na Sala de Destaques apresenta-se “Brilhos da honra” que integra alguns dos exemplares mais preciosos e “brilhantes” das muitas condecorações que integram o espólio do museu.

Pedro Madeira Pinto expõe, na Sala Dacosta, 12 desenhos a tinta-da-china, que retratam rostos que impressionaram o artista aquando da sua visita ao arquipélago cabo verdiano.

Esta exposição intitulada “Sombras do que ficou por dizer” decorrerá até finais de Setembro, tal como acontece com as restantes.

No auditório do Museu de Angra poderá ainda ser visitada, até 25 de Julho, a exposição de fotografia “Os Portugueses e o Mar – na profissão, no lazer e na mera contemplação”, organizada pelo Grupo de Amigos do Museu da Marinha e apresentada na Terceira, na sequência de uma proposta do Capitão do Porto de Angra do Heroísmo.

Durante a semana das Sanjoaninas, o Museu de Angra do Heroísmo abre as suas portas ao público num horário alargado, oferecendo-lhe a possibilidade de participar em vistas guiadas e em encontros com os seus conservadores.

Assim, nos dias 22, 23 e 25 terão lugar, pelas 14 horas e 15 horas, visitas guiadas às exposições temporárias, reservas de transportes terrestres e de instrumentos musicais, bem como à Igreja de Nossa Senhora da Guia.

No dia 22, entre as 16 horas e as 18 horas decorrerá uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “O valor das coisas”. Nesta sessão os conservadores estarão disponíveis para acolher aqueles que trouxerem até ao museu «antiguidades» sobre as quais gostariam de obter mais informações relativamente à origem, datação, materiais ou técnicas de execução, o que poderá conduzir a uma avaliação do valor artístico, cultural ou etnológico do objecto em causa.

No dia 25, no mesmo horário, serão abordadas questões de conservação, discutindo-se os cuidados básicos que se devem ter com os objectos em função dos materiais de que são feitos, que acções evitar e que precauções tomar com a sua manutenção.

Ao longo do período das festas e tal como acontece ao longo de todo o ano, o Serviço Educativo de Angra do Heroísmo organiza visitas guiadas seguidas de ateliês de exploração das diferentes exposições.
Os mesmos são adaptados em função dos diferentes grupos etários e a sua frequência depende de marcação a efectuar pelo telefone 295 213 147/8 ou através do endereço electrónico
ana.ls.almeida@azores.gov.pt.

Durante os dias festivos o museu abrirá as suas portas à noite, das 20 horas às 23 horas, à excepção da noite de São João em que manterá o horário normal. No feriado de 24 abrirá também excepcionalmente durante a tarde, mantendo o mesmo horário dos fins-de-semana.



GaCS/AMP/MAH

Sem comentários: