
Foi apresentado hoje o projecto do Centro de Tratamento e Reabilitação Juvenil, que vai ser construído no antigo Solar da Gloria, na freguesia do Livramento,em S.Miguel, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Saúde.
Segundo Miguel Correia, trata-se de um projecto que dá a devida importância à reabilitação e formação dos jovens que, no percurso da sua vida, fizeram uma escolha errada, causando sofrimento a eles próprios e às suas famílias.
O Centro conta com uma unidade de desintoxicação especialmente dirigida a jovens, com capacidade para 10 camas e uma unidade terapêutica de internamento prolongado, com capacidade para 20 camas, para recuperar os jovens e reinseri-los na sociedade e na família.
“Intervir na juventude e não cruzar os braços, mais do que simples chavões proclamados pela oposição em comícios de última hora, são deveres que nos honram e valores que nos orgulham”, disse o Secretário da Saúde.
Para Miguel Correia, a toxicodependência deve ser encarada como um problema de saúde e é dever de todos dar as condições adequadas ao seu tratamento.
Actualmente, a Região tem um protocolo com o Instituto da Droga e da Toxicodependência que contempla o internamento em comunidades terapêuticas do continente, tanto para jovens como para adultos. Só no ano passado foram referenciadas cerca de 80 pessoas, 14 das quais jovens.
"Com esta unidade, os jovens açorianos deixam de se deslocar ao continente e passam a ter uma resposta profissionalizada perto de casa e junto da sua família".
O Secretário Regional da Saúde aproveitou o momento para se referir, também, a diversas acções em curso na área da prevenção que, segundo afirmou, têm tido bons resultados.
Entre elas, destacou o projecto “Nova Meta” que tem permitido recuperar população desestruturada fazendo com que “a pouco e pouco voltem a nascer como pessoas” e tem, também, feito “diminuir a incidência do pequeno crime associado à toxicodependência”.
Sinal de eficácia do programa “Nova Meta” é o facto de ter diminuído a procura de subutex e subuxone, nos concelhos com maior presença da unidade móvel.
Miguel Correia destacou, de igual modo, o programa “Tu Decides” que abrangeu seis mil alunos em 37 escolas da região, o programa “Xpressa-te” que chegou a quase mil jovens e as campanhas contra o abuso do álcool que se desenvolveram em todas as festas de Verão, apelando a um divertimento saudável sem excessos.







Sem comentários:
Enviar um comentário