quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Novo serviço de transporte público de passageiros arranca hoje nas Flores



O novo serviço de transporte público de passageiros na ilha das Flores, contratualizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, à empresa UTC – União Transportes dos Carvalhos, Lda., entra hoje em vigor.

A frota, composta por oito veículos novos, com matrícula de Junho deste ano, inclui 3 autocarros com lotação para 54 lugares sentados, 1 veículo com 43 lugares e 4 mini-bus com capacidade para 27 lugares sentados.

A rede de transporte colectivo regular de passageiros implementada na ilha das Flores, um contrato anual de 260 mil euros, por um período de seis anos, baseia-se num sistema de cinco carreiras – Ponta Delgada/Santa Cruz/ Lajes/ Fajã Grande/ Santa Cruz via costa e em horário de Verão - , divididos em três períodos distintos – dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de Verão.

Assim o novo sistema de transporte colectivo de passageiros permitirá abranger e garantir o maior afluxo de passageiros no período escolar, ajustando-se automaticamente em termos de carreiras e horários fora deste período, onde se verifica menor afluência de utentes.

Os horários propostos têm em consideração a necessidade de garantir a chegada dos alunos aos estabelecimentos escolares dentro dos horários lectivos, efectuando-se o circuito inverso, de retorno às localidades, findo o dia escolar.

Ao mesmo tempo garante-se que qualquer utente possa ser transportado de um extremo ao outro da ilha apenas efectuando transbordo de carreiras.

As duas vilas terão carreiras regulares de manhã, ao início da tarde e ao final do dia, durante todos os dias úteis, permitindo maior mobilidade de passageiros entre concelhos.

Refira-se ainda que em período de Verão – meses de Julho e Agosto - a zona de veraneio da Fajã Grande fica servida com carreiras regulares, directas a Santa Cruz, via Estrada do Mato (Carreira 5) e Vila das Lajes (Carreira 3). Desta forma garante-se que os utentes possam usufruir do dia em pleno na zona balnear.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos previu ainda, para a Vila de Santa Cruz, a criação de um mini circuito urbano permitindo que todas as carreiras passem pelos principais pontos da vila, nomeadamente a zona do aeroporto, câmara municipal, escola secundária e jardim municipal.

O Governo Regional dos Açores cumpre, desta forma, uma importante medida no âmbito da política de transportes terrestres dotando a ilha das Flores com um sistema de transportes colectivos de passageiros moderno e eficiente, impulsionador de novas soluções de mobilidade interna.



GaCS/VS

Sem comentários: