sábado, 30 de abril de 2011

Açores estão na vanguarda da saúde oral pública em todo o país





O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje, em Ponta Delgada, que os Açores estão, actualmente, na vanguarda da organização da saúde oral pública em todo o país.

Presidindo à sessão de abertura do VI Reunião de Saúde Oral dos Açores, Miguel Correia afirmou que o Governo Regional foi pioneiro na decisão de colocar médicos dentistas nos centros de saúde, onde hoje trabalham 17 profissionais desta especialidade que asseguram à população das ilhas, um total de cerca de 31 mil consultas anuais de medicina dentária.

O governante açoriano sublinhou, também, que a Região Autónoma dos Açores é igualmente pioneira na introdução, em 2005, do Boletim Individual de Saúde Oral que permite fazer o registo da história clínica de cada pessoa e alertar para os cuidados preventivos para uma boa saúde oral.

Em matéria de pioneirismo, aquele membro do Governo de Carlos César anunciou, ainda, que vai ser disponibilizada, este ano, a todas as crianças com três anos de idade, uma escova dentária que será provavelmente a primeira para muitos, reforçando, assim, a intensa actividade preventiva efectuada em todas as ilhas.

O Secretário Regional da Saúde salientou que o executivo açoriano irá promover, em 2012, uma consulta de medicina dentária ou de estomatologia a todas as crianças até aos seis anos de idade, conforme prevê já o Plano Regional de Saúde.

No sentido de obter uma cobertura mais abrangente da população, referiu que o Governo Regional pretende atingir, já no próximo ano, as 40 mil consultas de medicina dentária, o equivalente ao dobro das realizadas em 2002, e consolidando um aumento significativo dos actuais índices de produtividade em saúde oral.

Revelou a intenção do Governo Regional em abrir vagas para mais cinco médicos dentistas a fim de que, por exemplo, em São Jorge, no Pico ou no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, a cobertura assistencial de medicina dentária possa melhorar substancialmente.

Face à oferta dos cuidados de Saúde Oral em curso na Região Autónoma, Miguel Correia sustenta que os açorianos dispõem de uma medicina dentária pública gratuita, organizada e qualitativa.

Para o governante que tutela o sector da Saúde no arquipélago, estes benefícios são reconhecidos, sobretudo pelas crianças, idosos e por todas as pessoas em situação de maior vulnerabilidade social e a quem se prestam, prioritariamente, os cuidados necessários de saúde nesta área.

A VI Reunião de Saúde Oral dos Açores envolveu mais de uma centena de participantes de diversas ilhas do arquipélago, do Continente, da Madeira e dos EUA, devendo o VII encontro decorrer, em 2012, no Centro de Saúde da ilha Graciosa.



GaCS/CM

Sem comentários: