segunda-feira, 18 de abril de 2011

Governo realça cooperação com autoridades norte-americanas em situações de repatriamento

O Secretário Regional da Presidência realçou esta manhã a parceria que o Governo dos Açores tem mantido ao longo dos anos com o Xerife do Condado de Bristol no tratamento dos casos de deportação de emigrantes, sublinhando o facto de o Centro de Detenção implantado naquela cidade dos norte-americana “ser um exemplo nacional nos Estados Unidos”.

André Bradford falava no final de um encontro de apresentação de cumprimentos com o Xerife do Condado de Bristol, Thomas Hodgson, que se realizou hoje em Ponta Delgada.

O desenvolvimento do programa LEGAL, da responsabilidade do Governo dos Açores, foi tema abordado no encontro, com o governante a destacar a importância da “colaboração das forças de segurança americanas ao esforço que tem sido feito no apoio às familias atingidas pela deportação, através da rede de instituições de apoio social”.

André Bradford considera fundamental que a aposta vá no sentido de fazer chegar a todos a mensagem de que “a aquisição da cidadania, quer nos EUA, quer no Canadá é o caminho a seguir”.

Para fazer passar a mensagem, segundo André Bradford, o Governo dos Açores, através de um conjunto de materiais informativos, sessões de esclarecimento e o envolvimento de colectividades e instituições da diáspora, “fará chegar todas as respostas às dúvidas suscitadas sobre esta matéria com uma mensagem mais afinada, com o objectivo de obter resultados que aliviem o sofrimento das famílias dos nossos emigrantes” deportados.

“Informar e ajudar os emigrantes na aquisição da cidadania norte-americana é o meio mais eficaz contra o repatriamento pela condenação na sequência da pratica de crimes nos EUA”, concluiu André Bradford.


GaCS/FA/LFC

Sem comentários: