sábado, 30 de abril de 2011

Governo entrega sete habitações unifamiliares em São Roque do Pico



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social entregou hoje, em representação do Presidente do Governo dos Açores, em São Roque do Pico, sete habitações unifamiliares, em regime de arrendamento com opção de compra.

As habitações de tipologia T3 correspondem a um investimento público de cerca de 700 mil euros.

Estas moradias, agora entregues, fazem parte de um total de 12 habitações adquiridas pela Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infra-Estruturas, S.A naquele concelho, e surge na sequência de uma deliberação do Conselho de Governo, aquando de uma visita estatutária à ilha do Pico, num investimento total de cerca de 1,2 milhões de euros.

O executivo açoriano pretende, assim, melhorar as condições habitacionais dos agregados familiares abrangidos por esta iniciativa.

Na ocasião, Ana Paula Marques recordou, ainda, as várias medidas do Governo com vista a auxiliar as famílias açorianas na actual conjuntura, destacando a intervenção do executivo no mercado imobiliário visando a aquisição de moradias para fins de habitação própria e permanente.

Segundo realçou, através desta iniciativa, “centenas de famílias açorianas conseguiram aceder, em condições muito vantajosas, a uma moradia condigna, em regime de arrendamento, permitindo-lhes, ainda, a possibilidade de adquirirem as respectivas habitações por um preço inferior ao praticado pelo mercado”.

De acordo com a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, “com este género de contrato, as famílias podem, ainda, beneficiar de valores de renda consideravelmente inferiores aos praticados no mercado habitacional e adquirir a habitação assim que o pretendam”.

Os valores das rendas pagas, servem, ainda, segundo Ana Paula Marques, para amortizar o custo final da habitação, ou seja, a renda constitui o pagamento da prestação da habitação e não um custo de arrendamento, sendo que a renda a pagar mensalmente pelo candidato não oscila em função do aumento das taxas de juro bancárias.

No entender da governante regional, esta nova forma de encarar o apoio social, na área da habitação, tem-se revelado como “uma medida de sucesso” e vem colmatar o facto de em 2009 não ter sido possível contemplar as famílias da ilha do Pico no concurso lançado pelo Governo.

Em matéria de habitação, o Governo já investiu, na actual e anterior legislaturas, em apoios directos às famílias residentes naquela ilha, mais de 2,8 milhões de euros, sendo que na actual legislatura, este investimento corresponde a cerca de metade do total dos últimos seis anos.

Desde o ano passado, através do programa de incentivo ao arrendamento, no âmbito do Famílias com Futuro, o executivo açoriano apoia seis agregados familiares da ilha do Pico, num montante anual superior a dez mil e quinhentos euros.

Ainda em matéria de investimentos na área da habitação, estão, também, em curso cerca de treze processos de construção de habitação, por administração directa, referentes ao sismo de 1998, num investimento que ascende os 320 mil euros.



GaCS/SM

Sem comentários: