quarta-feira, 20 de abril de 2011

Governo inaugura novos caminhos agrícolas na Terceira



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas inaugurou hoje, na ilha Terceira, três caminhos agrícolas, construídos em betão betuminoso, um investimento superior a 1.3 milhões de euros.


As novas vias situam-se nos Perímetros de Ordenamento Agrário (POA) do Paul e Altares/Raminho, servindo um vasto leque de explorações agrícolas.


Falando aos jornalistas no novo caminho do Sideral, freguesia do Porto Judeu, Noé Rodrigues disse que estas obras e muitas outras já feitas nesta área, são “um grande contributo para a melhoria do trabalho agrícola, para a valorização dos produtos, para a diminuição dos custos de exploração, reforçando o rendimento dos agricultores açorianos”.


O governante sublinhou, também, a importância destes investimentos, “em toda a Região”, para o ordenamento agrário do arquipélago, ligando vastas áreas de exploração agrícola.


Noé Rodrigues lembrou, ainda, que estão em curso mais obras do género e outras infra-estruturas, nomeadamente os caminhos do Pico Viana e o das Pedreiras, e obras de abastecimento de água, como é o caso de um reservatório, nos Biscoitos, com capacidade para 500 metros cúbicos e com posto de abastecimento, para além de obras de distribuição de energia às explorações, que também visitou.


Na ilha Terceira existem estão já construídos 106 quilómetros de caminhos agrícolas, uma rede de abastecimento de água á lavoura com 114 quilómetros de condutas de distribuição, 2 lagoas artificiais, 14 reservatórios e dois furos, com uma capacidade de armazenamento de água de cerca de 305.350 metros cúbicos, e electrificadas 73 explorações.


Noé Rodrigues anunciou, ainda, que foram ontem aprovadas mais obras nesta área, nomeadamente a construção de quatro reservatórios no Sistema Integrado de Abastecimento de Água à Lavoura no POA da Serra do Cume/Agualva, com uma capacidade de armazenamento global de 1.050 metros cúbicos, beneficiando directamente cerca de 230 explorações agro-pecuárias e uma área de 2.600 hectares de pastagem, um investimento de quase 400 mil euros.


Ainda no abastecimento de água à lavoura, foi já aprovada a construção do sistema integrado de abastecimento de água da Fonte das Ovelhas/Outeiro no POA da Serra do Cume/Agualva, com 7,2 quilómetros de condutas de abastecimento de água à lavoura, obra que terá um custo de 540.mil euros.


Igualmente aprovado foi o projecto de abastecimento de água à Canada da Vista no P.O.A. das Cinco Ribeiras/Santa Bárbara, instalando 800 metros de condutas de abastecimento de água à lavoura e 10 ramais individuais, no valor de 25 mil euros.


O projecto de equipamento do furo do Cabouco do Cume, no POA da Bacia Leiteira do Paul também vai avançar, com o equipamento do furo e a ligação à rede de distribuição de água existente, um investimento de 90.mil euros, anunciou ainda o Secretário Regional.



GaCS/FA

Sem comentários: