quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ciclo de conferência sobre Centenário da República chega a São Jorge e às Flores





As ilhas de São Jorge e das Flores vão acolher, dia 29 de Abril, as duas próximas conferências do ciclo palestras que o Governo dos Açores está a promover no arquipélago para comemorar o Centenário da República.

Em São Jorge, o Prof. Doutor António Ventura proferirá no Auditório de Velas, pelas 20 horas, uma conferência sobre A Primeira República a Questão Social, analisando a evolução do movimentou operário e sindical durante a I República e a sua relação com o poder político.

Nesse mesmo dia, pelas 21 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, o Prof. Doutor Carlos Cordeiro fará também uma conferência com o título Regionalismo e autonomia no período da I República. Na ocasião, o conferencista abordará o período da I República como etapa fundamental da história dos Açores, na medida em que apelou à fraternidade açoriana e se definiram conceitos como açorianismo, espírito açoriano, consciência açoriana e açorianidade.

O ciclo de conferências “Açores: 100 anos de República”, que teve início no mês de Janeiro, é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direcção Regional da Cultura, e prolongar-se-á até Outubro próximo, em todas as ilhas do arquipélago.

O calendário completo deste ciclo de conferências, que se insere no programa das Comemorações do Centenário da República promovido pelo Governo dos Açores, pode ser consultado em
http://pg.azores.gov.pt/drac/cca.



GaCS/FG/DRaC

Sem comentários: