quarta-feira, 20 de abril de 2011

Intervenção no talude na Povoação é urgente para repor a segurança à população



As obras de intervenção no talude sobranceiro à entrada poente da vila do Povoação têm carácter de urgência e representam um investimento público superior a um milhão de euros.


A informação foi avançada, esta manhã, pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, após a apresentação do projecto, na sede da autarquia.


José Contente referiu que após as derrocadas de Janeiro, altura em que foi interdita ao trânsito uma das faixas de rodagem, efectuando-se a circulação alternada, o Governo Regional centrou imediatamente esforços na resolução da instabilidade do talude.


"Julgámos na altura: já que vamos fazer uma intervenção num talude sobranceiro à estrada regional, numa zona perigosa, onde estão casas, decidimos avançar primeiro com um projecto devidamente qualificado, elaborado por especialistas em geotecnia e enquadrado na situação específica do local", afirmou o governante.


A concepção do projecto de intervenção teve um prazo de execução de 45 dias e "agora estamos em condições de avançar para uma obra que tem particularidades, com necessidades de intervenções distintas, por causa da natureza dos solos do talude", acrescentou.


O Secretário dos Equipamentos referiu que a obra, que tem um prazo de execução de cinco meses, deverá estar concluída antes do próximo inverno, faltando agora a declaração de utilidade pública dos terrenos adjacentes ao talude e o procedimento administrativo para se avançar com a empreitada, por ajuste directo.


O membro do Governo Regional sublinhou ainda o sentido de urgência e de prontidão "que presidiram, mais uma vez, à actuação do Governo dos Açores para resolver uma situação, ainda que pontual, preocupante", porque se coloca em causa a segurança dos condutores e moradores.


As soluções preconizadas no projecto são distintas em função das formações geológicas e das condicionantes existentes.


No troço de talude fronteiriço às habitações, a solução escolhida consiste no reperfilamento do talude em toda a sua extensão, com a criação de banquetas intermédias, de modo a limitar a altura de cada talude e a permitir a sua drenagem. Na base do talude vão ser construídos muros de suporte, os quais permitirão minimizar o volume total de escavação.


O primeiro talude ao nível da estrada, mais inclinado, será consolidado com pregagens e betão projectado até uma altura de quatro metros, forrado a pedra. Com este reperfilamento será possível criar uma zona de passeio e a restante largura será área verde.


Já no troço acima do caminho municipal, até à vizinhança do entroncamento para as Lombas do Carro e do Botão, a solução passa por escavação na base, reperfilamento do talude e consolidação com pregagens, e criada uma bacia de retenção de solos, para o caso de surgirem deslizamentos de massa da parte mais alta do talude. Neste troço será também efectuada a drenagem na crista e base do talude.


José Contente informou ainda que o carácter prioritário desta intervenção, em prol da segurança da população, implicou um reajustamento no programa de investimentos da SRCTE para este ano "para podermos acudir a este investimento imprevisto, e isso representa o sentido da prioridade que o Governo atribui a estas obras. Na Povoação, como nos outros concelhos, quando há obras prioritárias que afectam a segurança das pessoas o Governo tem uma atenção redobrada para acudir a essas situações mais rapidamente", rematou.



GaCS/FA/VS

Sem comentários: