quinta-feira, 14 de abril de 2011

Portugal em recessão até 2012


Portugal já está em recessão técnica e assim deverá continuar no próximo ano, revela um estudo da Universidade Católica, apontando que a economia nacional deverá recuar 1,1 por cento este ano, após uma quebra de 0,2 por cento no primeiro trimestre do ano.

Estes números indicam recessão técnica, dado que, segundo os últimos dados do Instituo Nacional de Estatística (INE) enviados a Bruxelas, o PIB nacional registou uma quebra de 0,5 por cento nos últimos três meses de 2010 em relação ao trimestre anterior.

Apesar de os dados serem negativos, a Universidade Católica sublinha que a evolução da economia registou um resultado melhor do que o previsto, tendo em conta a situação financeira difícil que o País atravessa.

No entanto, o Núcleo de Estudos de Conjuntura da Universidade Católica deixa um alerta: apesar do bom desempenho das exportações e de uma melhoria do investimento, em Março registou-se um agravamento de indicadores, pelo que poderá haver necessidade de medidas adicionais de redução do défice para 2011 e 2012.


Fonte: abola.pt

Sem comentários: