sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Região Autónoma dos Açores orgulha-se de ter bons agricultores que investem na sua formação



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou, esta manhã, em Ponta Delgada, a importância da valorização e da formação profissional agrícola para o desenvolvimento da Agricultura açoriana.

Noé Rodrigues, que falava em mais uma cerimónia de entrega de certificados de formação profissional agrícola do Curso de Aplicadores de Fitofármacos, considerou, a propósito, que ser agricultor hoje, não é já só lançar a semente à terra, cuidar dos animais e colher os frutos, mas sim, ser portador de um conjunto de informação e de formação profissional que permita saber fazer em obediência a regras e a exigências que cada vez são maiores.

O secretário regional referiu que a Região Autónoma dos Açores se orgulha de ter bons agricultores e, dentro das suas possibilidades, tem contribuído para ajudar na sua formação, para apoiar a divulgação de práticas e conceitos de agricultura moderna e para, na medida do possível, acompanhar os investimentos que os agricultores realizam na sua formação e na modernização das suas explorações.

Noé Rodrigues confirmou que os Açores são a região do Pais que apresenta mais jovens na Agricultura, significando isso que Governo soube trazer até à agricultura açoriana princípios de consideração social e de dignificação dos seus profissionais que importa, em cada momento, valorizar, sendo por isso, que as acções de formação são muito importantes para a actividade agrícola regional.

A esse respeito, o governante referiu que, nos Açores, já existem cerca de 1.200 formandos do Curso de Aplicadores de Fitofármacos o que releva a circunstância de a Região ter uma Agricultura que se quer amiga da saúde dos consumidores e que se quer prestigiada do ponto de vista da qualidade alimentar.

O secretário regional terminou a sua intervenção destacando a situação de os Açores serem considerados como uma região agrícola laboriosa e produtiva que explora as suas potencialidades de acordo com princípios de segurança e de equilíbrio ambiental.



GaCS/JMB

Sem comentários: