quarta-feira, 20 de abril de 2011

Indicadores desportivos com evolução positiva nos últimos dez anos



Nos últimos dez anos, os indicadores desportivos na Região evoluíram positivamente em vários níveis.

Desde o ano em que se realizou a primeira Gala do Desporto Açoriano (2002) foram muitas as alterações verificadas nesses indicadores.

O número de clubes com actividades competitivas regulares passou de 201 para 250, sendo que o número de atletas federados subiu também de 15.905 para 22.000.

Em 2002, existiam 37 equipas em competições nacionais. Na presente época, são 51.

O número de atletas do sexo feminino aumentou 50%, em relação a 2002, tendo ainda a Região, actualmente, um número significativamente superior de treinadores e de árbitros detentores de um nível de qualificação superior.

A participação de equipas da Região em provas internacionais é hoje bastante mais regular, o que também acontece com a participação efectiva de jovens atletas açorianos nas selecções nacionais.

Dados revelados na Gala do Desporto Açoriano, onde a Secretária Regional da Educação salientou também, a evolução sustentada do investimento feito pelo Governo dos Açores na área do desporto.

Destaque para o investimento de doze milhões e meio de euros no apoio directo à actividade dos escalões de formação, os dois milhões de euros investidos no projecto “Escolinhas do Desporto”, ou o investimento de um milhão de euros para apoio às associações das diferentes modalidades, na frequência e organização de acções de formação.

O movimento associativo desportivo foi ainda apoiado com dois milhões e meio de euros para apoio à modernização e apetrechamento do mesmo, quer na aquisição de meios informáticos, de apoio clínico, de apoio ao treino ou na aquisição de carrinhas de transporte.

Destaque ainda para o investimento em infra-estruturas desportivas, quer aquelas que são propriedade de clubes ou associações, quer aquelas que são propriedade do Governo ou das Autarquias. Para referir apenas as mais emblemáticas, foram construídas e ficaram ao serviço da comunidade, integradas nos parques desportivos da Região, três piscinas e dois tanques de aprendizagem.

Em simultâneo, foram construídos mais quatro novos pavilhões desportivos, para além de um conjunto alargado de beneficiações e requalificações, quer nas instalações dos Serviços de Desporto, quer nas instalações escolares.

O Governo dos Açores apoiou ainda a construção de cinco pavilhões propriedade de clubes desportivos.

Também as autarquias açorianas foram directa ou indirectamente apoiadas pelo executivo açoriano, em mais de sete milhões de euros na intervenção em instalações desportivas.


GaCS/HB

Sem comentários: