sexta-feira, 29 de abril de 2011

Formação em leitura e criatividade em São Jorge



A Direcção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda e em parceria com a Biblioteca Municipal de Velas, promove a realização de duas acções de formação, orientadas por Dora Batalim.


Destinadas a bibliotecários, educadores de infância, animadores culturais e pais, estas acções decorrerão durante a primeira semana de Maio, nas instalações daquela Biblioteca de São Jorge, entre as 19 e as 22 horas.


Assim sendo, nos dias 3 e 4 terá lugar a acção intitulada “Manual de Pensamentos Fantásticos – Leitura e Imaginários”, cujo objectivo é estudar os mecanismos e processos inerentes à estimulação da imaginação e ao desenvolvimento da criatividade, a partir da leitura de textos e imagens.


Por seu turno, nos dias 5 e 6 decorrerá “AB(r)ECEDÁRIOS: promoção da leitura para os muito pequenos”, onde se pensará a leitura e a sua promoção nas faixas etárias mais precoces, fornecendo algumas propostas concretas para a dinamização dos espaços destinados a esse fim nas bibliotecas, bedetecas e jardins-de-infância.
Durante os quatro dias de formação, Dora Batalim participará ainda na Hora do Conto, uma iniciativa promovida pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Velas e dirigida ao público pré-escolar. Estas sessões decorrerão com um número limitado de participantes, que terão de se inscrever previamente.
Dora Isabel Batalim é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Trabalhou como investigadora na mesma Faculdade, na área dos estudos teatrais, fixação e edição de texto e linguística. Deu aulas de língua e cultura portuguesa na Irlanda do Norte.


Tem formação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do Departamento de Sociologia do ISCTE. É pós-graduada em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Actualmente conclui, na Universidade Autónoma de Barcelona, o curso de mestrado em Livros e Literatura para Crianças e Jovens.


GaCS/FA/DRaC

Sem comentários: