quarta-feira, 27 de abril de 2011

Recital de Fagote e Piano na Graciosa e em São Jorge




A Temporada de Música 2011 apresenta dois recitais de fagote e piano, com Rui Lopes e Paulo Pacheco, um no Centro Cultural da Graciosa, dia 30 de Abril e outro no Auditório Municipal de Velas, no dia 1 de Maio, às 21h30.

Rui Lopes é um dos mais destacados fagotistas portugueses que se tem afirmado no panorama internacional, tanto como solista como músico de orquestra.

Diplomado pela Academia de Música de Basileia com nota máxima, foi o vencedor do X Concurso Internacional de Interpretação do Estoril. Paulo Pacheco é um dos principais músicos açorianos da actualidade e tem tido uma presença regular em alguns dos melhores agrupamentos de música de câmara portugueses, como é o caso do Trio.pt e do Triunvirato.

As obras em programa vão desde o século XVII ao século XX, passando por J. S. Bach, F. Chopin e J. Brahms de quem serão apresentadas obras para piano solo, e pelos compositores R. Schumann, C. Saint-Saëns, E. Denisov, A. Tansman e P. Hindemith que serão interpretadas em conjunto. Foi precisamente no século XVII que o fagote, instrumento de sopro de palheta dupla, adquiriu o formato que conhecemos hoje, passando a ser constituído por quatro peças e três chaves, em vez do seu antepassado, chamado «dulciana», construído apenas numa peça e com duas chaves.

A Temporada de Música 2011 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural com sede em Ponta Delgada.



GaCS/DRaC

Sem comentários: