quinta-feira, 21 de abril de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas



Em relação à noticia hoje difundida pela RDP Açores quanto à posição do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, no que concerne aos contactos mantidos com o Comissário Europeu, Dacian Ciolos, relativamente ao desmantelamento do regime de quotas leiteiras, esclarece-se o seguinte:


1. Numa reunião entre o Comissário Europeu e as Regiões Ultraperiféricas, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas que nela participava, teve a oportunidade de uma vez mais manifestar a preocupação do Governo Regional dos Açores e dos produtores de leite açorianos, relativamente aos impactos económicos, sociais e ambientais do desmantelamento do regime de quotas leiteiras no espaço europeu e muito particularmente na Região Autónoma dos Açores.


2. O Comissário referiu que a decisão do desmantelamento do regime de quotas era já uma decisão antiga, mas que continuava a acompanhar a evolução do sector do leite europeu, devendo ser feita mais uma avaliação ainda antes de tal desmantelamento.


3. Das declarações do Secretário Regional da Agricultura e Florestas não se pode inferir que tenha afirmado que o regime de quotas não seria desmantelado.



GaCS/SRAF

Sem comentários: