terça-feira, 3 de abril de 2012

José Contente diz que está a ser resolvida uma “velha aspiração dos lajenses”


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou hoje a empreitada de reforço e alargamento do pontão da Ribeira do Touril, nas Lajes do Pico, no âmbito da visita estatutária à ilha.



A obra visa reforçar e alargar a plataforma da via, tomando como referência construtiva uma obra semelhante, efetuada há anos atrás por empreitada num outro pontão da mesma via, a poucas centenas de metros deste. Desta obra resultará uma vantagem significativa para a circulação rodoviária porque eliminará o atual estrangulamento da via naquele ponto.

José Contente considerou que o alargamento da plataforma da estrada regional na entrada da Vila das Lajes representa “uma melhoria muito assinalável e a concretização de uma aspiração dos lajenses. Esta é uma obra que vem conferir maior segurança porque elimina o estrangulava da via”.

A intervenção no pontão da Ribeira do Touril incluirá, para além do reforço dos arcos, uma ampliação para cada um dos lados da via, com dois pequenos túneis de betão armado, na sequência do existente. Esta obra vai reforçar a atual ponte, de traça antiga, em arco, e visa reforçar as estruturas das fundações, regularizando assim o fundo da ribeira, além do próprio tabuleiro da ponte.

Os alargamentos proporcionarão um significativo aumento da largura da via, nomeadamente para bermas e passeios, indispensáveis naquele troço para a segurança dos peões. O governante realçou que a normalização da plataforma da vai permitir a criação de lugares de estacionamento e circulação pedonal, conferindo “uma nova configuração à entrada da vila das Lajes”.

José Contente sublinhou que “esta era uma obra que ainda faltava fazer no Pico na rede viária regional e que dentro de quatro meses ficará concluída”. O Secretário Regional relembrou que o executivo açoriano trabalhou e investiu fortemente – 30 milhões de euros - no sentido de conferir “uma nova fisionomia global ao sistema viário da ilha do Pico, que estava muito depauperado há alguns anos atrás e que sofreu uma grande mudança na última década, ao ponto de as estradas da ilha serem mais um cartão-de-visita da ilha montanha”.


Anexos:
2012.04.03-SRCTE-RibeiraTouril.mp3

GaCS

Sem comentários: