O Diretor Regional dos Assuntos do Mar revelou, na Horta, que a edição deste ano da campanha 'Açores Entre Mares', subordinada ao tema 'Lixo Zero no Mar dos Açores', permitiu recolher cerca de uma tonelada de lixo marinho.
A campanha de 2015 incluiu quase uma centena de atividades em todo o arquipélago, coordenadas pelos Parques Naturais de Ilha, tendo como objetivo, segundo Filipe Porteiro, a "sensibilização para a problemática da poluição marinha e das zonas costeiras", frisando que “marcou o início da recolha sistemática de informação relativa ao lixo recolhido em campanhas de limpeza subaquáticas e da orla costeira”.
“Até ao momento, já foram contabilizados os resultados de 11 campanhas, em que participaram 290 voluntários, que recolheram cerca de 380 quilos de plástico, 300 de lixo indiferenciado, 240 de metal e 60 quilos de vidro, perfazendo quase uma tonelada de lixo marinho”, revelou o Diretor Regional.
Filipe Porteiro frisou que o tema do lixo marinho "está na ordem do dia”, referindo que as entidades mundiais, como as Nações Unidas, as organizações regionais para a promoção da conservação dos oceanos, como a OSPAR, a Comunidade Europeia, Portugal e a Região “têm programas específicos para conhecer melhor este flagelo e mitigar os seus impactos”.
Na sua intervenção na sessão de encerramento da campanha 'Açores Entre Mares 2015', o Diretor Regional dos Assuntos do Mar agradeceu o “empenho de todos os que contribuíram para o sucesso da campanha”, acrescentando esperar que este evento “tenha contribuído para aprofundar o conhecimento coletivo sobre o mar, promover atividades marítimas sustentáveis e sensibilizar os Açorianos para a necessidade de protegerem o seu ambiente marinho para as gerações atuais e futuras”.
No âmbito do Plano de Ação Lixo Marinho Açores (PALMA), a Direção Regional dos Assuntos do Mar promoveu em todas as ilhas a realização de ações de capacitação de técnicos de ambiente para a Monitorização de Campanhas de Recolha de Lixo Marinho na Orla Costeira e Litoral Submerso, com o objetivo de implementar uma metodologia padrão e compilar informação sobre lixo marinho costeiro durante campanhas de limpeza, incentivando assim a participação do público numa perspetiva de 'ciência cívica'.
Entre as atividades inseridas no 'Açores Entre Mares 2015', destacam-se a comemoração do Dia Internacional da Diversidade Biológica, nas Velas, em São Jorge, uma regata ecológica em Santa Maria, onde crianças e jovens tiveram oportunidade de construir embarcações a partir de resíduos, passeios marítimos costeiros no Corvo e em São Miguel, visitas a áreas protegidas no Corvo, Terceira, Faial e Graciosa, e a observação e censos de aves marinhas no Corvo, Flores, Terceira e Graciosa.
Na sequência da extensão do Festival Cine’eco|Seia-Açores, da responsabilidade do Observatório do Mar dos Açores, organizaram-se também, em todas as ilhas, sessões temáticas de cinema sobre a problemática da poluição marinha.
A iniciativa, que arrancou a 20 de maio, Dia Europeu do Mar, envolveu cerca de nove dezenas de entidades, incluindo centros de ciência regionais, organizações não-governamentais de ambiente e clubes navais, entre outras.
Os resultados finais desta campanha ficarão disponíveis no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/GRA/SRRN-cigam/.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário