terça-feira, 9 de junho de 2015

Museu de Angra do Heroísmo prossegue formação artística "FalARTE de…"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 13 de junho, pelas 15h00, a quinta sessão do programa de formação artística "FalARTE de…" desta vez subordinada ao tema da Azulejaria.

Nesta sessão será exibido o filme "Azulejo. Uma utopia cerâmica | Une utopie cerámique", da autoria de Luís de Moura Sobral, distinguido com o Prémio Documentário 2012, pelo Projeto SOS Azulejos, e selecionado pelo Festival Internacional do Filme de Arte de Montreal (FIFA), em 2013.

No final da exibição deste documentário, o realizador fará uma visita comentada aos diferentes espaços do Edifício de São Francisco e da Igreja de Nossa Senhora da Guia que exibem revestimento em azulejo.

Este filme é um 'road-movie' gravado em Montreal, em Portugal e no Brasil que mostra como esta técnica, artesanal na sua origem, se transformou numa forma superior de decoração monumental.

Nesse sentido, o realizador leva-nos de visita a alguns dos conjuntos mais representativos desta modalidade artística, desde o Metropolitano de Lisboa até aos grandes painéis da época Barroca executados pelos Oliveira Bernardes, na primeira metade do século XVIII, num périplo que envolve a participação de historiadores, conservadores de museu, responsáveis pelo património, artistas e restauradores.

O projeto "FalARTE de…", cujas quatro edições já realizadas, a cargo de Maria Assunção Melo, se centraram essencialmente na evolução da pintura, consubstancia o objetivo do Museu de Angra do Heroísmo de contribuir para a formação dos seus públicos, em termos de perceção e apreciação estética.

Luís de Moura Sobral, natural de Viseu, doutorou-se em História de Arte pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, tendo exercido funções como conservador do Museu de Belas Artes de Montreal, de 1971 a 1975, e depois como professor e diretor do Departamento de História de Arte da Universidade de Montreal até 2014.

É titular da cátedra de Cultura Portuguesa da Universidade de Montreal e, enquanto especialista em barroco, gravura e surrealismo, colaborou com diversas instituições universitárias e culturais na Europa, no Canadá e nas Américas, sendo ainda autor de diversas obras e artigos da especialidade.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: