quarta-feira, 3 de junho de 2015

Governo dos Açores investe 500 mil euros na Lota da Madalena, no Pico

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que a Lota da Madalena, no Pico, vai aumentar a sua área em 70%, “num investimento total de meio milhão de euros” por parte do Governo dos Açores.

Fausto Brito e Abreu, que acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, numa visita à obra de requalificação da Lota e ao Entreposto Frigorífico da Madalena, salientou que este investimento vem dar resposta “às necessidades operacionais ao nível das condições de descarga, manuseamento e expedição de pescado”, frisando que a lota está em “perfeitas condições sob o ponto de vista das certificações e controlos veterinários”.

O Secretário Regional do Mar referiu também que será instalada uma câmara frigorífica de refrigeração maior, um silo de gelo e um sistema de conservação de frio do silo, bem como a realocação da máquina existente no interior da lota.

Para além da empreitada, está também em fase de preparação a beneficiação das portas das câmaras frigoríficas do entreposto, no valor de cerca de 80 mil euros.

Brito e Abreu salientou ainda que está prevista, para 2016, uma “intervenção maior” no Entreposto Frigorífico da Madalena, frisando que se trata de “um dos pontos mais importantes para a descarga de atum” da Região.

“Estamos a fazer os investimentos certos”, afirmou Brito e Abreu, referindo que a obra no Entreposto Frigorífico da Horta vai começar primeiro, seguindo-se a da Madalena, “para que um dos entrepostos esteja sempre em capacidade máxima de funcionamento”.

O Secretário Regional do Mar lembrou que “o investimento na rede de frio é fundamental para a valorização do pescado”, constituindo uma das medidas do documento 'Melhor Pesca Mais Rendimento - Medidas Estratégicas para o Setor da Pesca dos Açores 2015-2020', que visa contribuir para o aumento dos rendimentos dos profissionais da pesca.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: