quarta-feira, 3 de junho de 2015

Luís Neto Viveiros apresenta estudo para a impermeabilização da Lagoa do Paul, no Pico

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente apresentou hoje às associações agrícolas da ilha do Pico o estudo prévio realizado este ano pelo Governo dos Açores para a impermeabilização da Lagoa do Paul da Ribeirinha, no concelho das Lajes, obra que será executada após a conclusão do projeto que está em elaboração.

Luís Neto Viveiros, que falava à saída de uma reunião com as associações de Agricultores da Ilha do Pico e dos Jovens Agricultores Picoenses, salientou que estão previstas obras que vão “ao encontro das expetativas” dos agricultores, designadamente a impermeabilização e reforço da captação de água da Lagoa do Paul.

A prestação de serviços para a elaboração do projeto para aproveitamento da sua capacidade de armazenamento de água e distribuição à lavoura foi lançada pela IROA em novembro de 2014 e adjudicada em janeiro deste ano.

O estudo prévio apresentado hoje compreende a avaliação técnica e económica de uma solução de recolha, armazenamento e adução de água pluvial.

O Secretário Regional anunciou também um novo investimento no Cabeço Grande, com a empreitada de equipamento e eletrificação do furo do Cabeço Grande, ainda este ano, para disponibilizar água aos agricultores.

Por outro lado, o titular da pasta da Agricultura revelou que a Direção Regional do Desenvolvimento Rural vai promover, na próxima semana, no Pico a realização de ações de esclarecimento sobre novas medidas e regras em vigor no PRORURAL+, aplicação de produtos fitofarmacêuticos e proteção integrada das culturas.

Anexos:
2015.06.02-SRAA-ReuniãoAssociaçõesAgrícolasPico.mp3

GaCS

Sem comentários: