quinta-feira, 4 de junho de 2015

Governo já investiu mais de um milhão de euros em apoios à habitação na ilha do Pico

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que o Governo dos Açores tem apoiado a requalificação habitacional de diversos imóveis nos três concelhos do Pico, frisando que, na atual legislatura, no quadro dos diversos programas de apoio à habitação, “já foram autorizados 72 processos" nesta ilha, num investimento público de cerca de 630 mil euros.

No decurso da Visita Estatutária à ilha do Pico que hoje terminou, a Secretária Regional autorizou mais 35 apoios à recuperação de habitação degradada, num total de cerca de 415 mil euros.

Entre estes apoios, 15 correspondem a agregados residentes no concelho das Lages do Pico, totalizando cerca de 190 mil euros, 12 são de imóveis localizados no concelho da Madalena, cujo investimento público ultrapassa 126 mil euros, e os restantes oito apoios são para agregados residentes no concelho de S. Roque do Pico, ascendendo a um apoio do Executivo de quase 100 mil euros.

Para Andreia Cardoso, “são mais 35 famílias que são beneficiadas por estes apoios, correspondendo a um universo de 84 pessoas, cujas idades variam entre alguns meses e os 80 anos”, acrescentando que se trata de “famílias que integram crianças e idosos, alguns isolados, para quem a beneficiação das condições habitacionais é a garantia de melhoria das condições de vivência”.

A Secretária Regional salientou que a atribuição destes apoios, bem como de muitos outros no âmbito da habitação, como é o caso do programa Famílias com Futuro, ou na esfera da ação social, “demonstra, todos os dias, a prioridade dada pelo Governo às famílias e às empresas da Região”.

“Esta aposta na melhoria das condições habitacionais, dotando-as de segurança, higiene e conforto é um instrumento fundamental para a fixação das populações nos seus locais de origem e, portanto, para o combate ao êxodo rural, e para a preservação do património edificado”, afirmou.

Andreia Cardoso reafirmou ainda a necessidade de uma gestão criteriosa dos fundos disponíveis, relembrando as famílias apoiadas que a atribuição destes apoios resulta do esforço contributivo de todos os Açorianos.



GaCS

Sem comentários: