sexta-feira, 5 de junho de 2015

Indicadores positivos são incentivo para o Governo continuar a trabalhar nas diversas áreas, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que os indicadores positivos que têm surgido na Região, ao nível da taxa de desemprego e do turismo, constituem um incentivo para o Executivo Regional reforçar o trabalho que tem feito nas diversas áreas.

“Estes números na área do desemprego e do turismo, assim como um conjunto de outros indicadores, são encarados pelo Governo, não como estando tudo feito, mas sim como um incentivo para trabalharmos ainda mais, porque há ainda Açorianos, famílias e empresas que esperam por esses resultados”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na inauguração do novo Terminal de Camionagem de Vila Franca do Campo, um investimento promovido pela Câmara Municipal, frisou que a Região tem feito, nos últimos tempos, um percurso com “muitos desafios que foram sentidos pelas famílias e pelas empresas dos Açores”.

“Nós, há um ano, tínhamos 18 por cento de taxa de desemprego. Hoje estamos na casa dos 14 por cento. Ainda é uma taxa muito elevada, mas é uma taxa que comprova que temos vindo a fazer um percurso e a tomar medidas que estão a produzir resultados”, afirmou Vasco Cordeiro, ao assegurar que o Governo está empenhado em seguir este trajeto, independentemente das variações que possam surgir.

O Executivo tem, assim, a “consciência da dimensão que está à sua frente”, assegurou Vasco Cordeiro, acrescentando que a confiança que um conjunto de indicadores demonstra na parceria que se estabelece entre entidades públicas e privadas “permite ter a esperança em cada vez melhores resultados em benefício da nossa terra e da nossa gente”.

O Presidente do Governo considerou, por outro lado, que, ao nível dos transportes, existem resultados para apresentar ao nível do transporte aéreo, através da recente alteração do modelo de acessibilidades à Região, na qual o Governo se empenhou profundamente e trabalhou de forma afincada.

“Se esse é um trabalho que, ao nível do transporte aéreo, está já a produzir resultados, existem outras áreas, nomeadamente ao nível do transporte marítimo, onde queremos também imprimir estas melhorias, em parceria com aqueles que estão presentes neste setor, mas não prescindindo da responsabilidade e obrigação do Governo de promover as mudanças, as alterações e os aperfeiçoamentos que entender que são necessários e úteis para os Açorianos”, afirmou.

Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que a atuação do Governo prende-se com o documento orientador para esta matéria – o Plano Integrado de Transportes – que tem o objetivo claro de melhorar a vida dos Açorianos e de quem visita a Região num conjunto variado de áreas, mas, sobretudo, na integração das várias componentes de transporte aéreo, marítimo e terreste.

“Um dos objetivos em que estamos a trabalhar passa, no fundo, pela integração destes diversos modelos para que, por exemplo, quem tiver necessidade de adquirir um bilhete para vários meios de transporte o possa fazer de forma única, com comodidade, e permitindo que tenha um único ponto de contacto”, afirmou.

De acordo com Vasco Cordeiro, esta aquisição intermodal de transporte é um processo no qual o Governo está a trabalhar e que, dentro em breve, estará a produzir resultados em benefício de todos aqueles que necessitam de recorrer a estes meios de transporte.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: