sexta-feira, 5 de junho de 2015

Luís Neto Viveiros afirma que a Natureza é "um dos principais ativos dos Açores”

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, no Pico, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e de entrega nacional do Galardão Green Keyd 2015, que a natureza “é um dos principais ativos dos Açores”.

“O grande desafio passa, necessariamente, por implementar medidas de conservação e de sustentabilidade do ambiente e, simultaneamente, conseguir que esta natureza, que é um dos principais ativos dos Açores, seja potenciadora de riqueza e de emprego”, frisou Luís Neto Viveiros.

Na intervenção que proferiu no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, o titular da pasta do Ambiente afirmou que é “fundamental que todos ganhemos consciência da extensão e valor do património natural dos Açores e que se perceba, de uma vez por todas, que ambiente e desenvolvimento não têm que estar de costas voltadas e que podem – e devem – caminhar lado-a-lado”.

Para Neto Viveiros, é esse o caminho que “os Açores trilham e vão continuar a trilhar no futuro”.

O Secretário Regional destacou o simbolismo de se realizar no Dia Mundial do Ambiente a assinatura do protocolo de colaboração entre a Região e a ABAE, com o objetivo de reforçar os projetos de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O mesmo dia, frisou o governante, “em que há 16 anos foi assinado o primeiro protocolo de cooperação, honrado desde então por ambas as partes no que se refere à colaboração nas áreas de educação ambiental, formação profissional, acesso à informação e implementação na Região das campanhas da FEEE - Foundation for Environmental Education in Europe”, que agrupa entidades de mais de 60 países que, em conjunto, promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Os programas implementados e geridos nos Açores são o Eco-Escolas, o Jovens Repórteres para o Ambiente, o ECO XXI e o 'Green Key' ou Chave Verde.

Este galardão foi atribuído a seis estabelecimentos dos Açores, nomeadamente a Quinta do Martelo, na ilha Terceira, que também recebeu o prémio 'Horta do Chef', entregue pela primeira vez este ano, a Casa da Torre, no Pico, a Casa do Pátio, a Casa da Fonte e a Casa da Talha, em S. Miguel, e ainda o Graciosa Resort.

“Permitam-me manifestar, também, a satisfação do Governo dos Açores pela realização da cerimónia de entrega dos galardões Green Key 2015 aqui, na ilha do Pico, sendo uma iniciativa que promove práticas ambientalmente sustentáveis, uma preocupação hoje ampla e globalmente reconhecida como da maior importância”, afirmou o Secretário Regional.

A nona edição deste galardão conta, pela primeira vez, com o alargamento aos Alojamentos Locais e aos Restaurantes, à semelhança do que se realiza nos restantes países da rede internacional.

A Green Key está atualmente presente em 48 países e foi atribuída a cerca de 2.800 unidades de alojamento, representando um importante crescimento na rede internacional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: