quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pilar Damião elogia projeto de empreendedorismo social jovem “Circlusão”

A Diretora Regional da Juventude elogiou hoje, em Ponta Delgada, o projeto 'Circlusão', da Associação de Artes Circenses dos Açores – 9 Circos, frisando que é "mais um exemplo do excelente trabalho de jovens na área do empreendedorismo social”.

Pilar Damião salientou que se trata de um projeto “inovador”, frisando que “tem estimulado nos jovens, através da educação não formal, a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contexto experimental e, consequentemente, o desenvolvimento de competências-chave ao nível individual e social”.

A Diretora Regional, que falava à margem de uma visita a este projeto, inserido no programa Jovens+, promovido pelo Governo dos Açores, destacou a importância do empreendedorismo social.

Para Pilar Damião, o empreendedorismo social jovem deve ser considerado, cada vez mais, como uma “estratégia de maximização do capital humano e social existente” para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam a uma comunidade desenvolver-se de forma sustentável, “aumentando a articulação de grupos produtivos e ampliando o ‘espaço público’ dos jovens cidadãos”.

O projeto 'Circlusão' desenvolve-se na Escola Básica Integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada, e pretende contribuir para o desenvolvimento e inclusão juvenil, propondo uma metodologia lúdico-pedagógica que promova a aquisição de aptidões artísticas e pro-sociais e competências nas áreas da escrita, leitura, cálculo e expressão plástica.

A promoção das artes circenses como fator de motivação, estimulando a criatividade, a concentração, a paciência, a descoberta do corpo e as aptidões artísticas dos jovens é outro objetivo desta iniciativa.

O programa Jovens+ tem como áreas prioritárias a prevenção do abandono escolar precoce, a promoção da inclusão de jovens com menos oportunidades, a promoção do voluntariado jovem, o incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade dos jovens e o desenvolvimento de parcerias e integração em rede através de projetos internacionais.



GaCS

Sem comentários: