quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vasco Cordeiro participa na reunião da Comissão Bilateral sobre as Lajes, em Washington

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, participa na reunião extraordinária da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos, que vai decorrer a 16 de junho, em Washington, para analisar especificamente o processo da Base das Lajes.

Esta reunião na capital dos Estados Unidos, em que participará também o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, ocorre na sequência da 33.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente, que se realizou a 11 de fevereiro, em Lisboa.

Na ocasião, ficou decidida a realização deste novo encontro, em Washington, especificamente dirigido a este assunto, na sequência da decisão norte-americana de reduzir significativamente o seu contingente civil e militar na base da ilha Terceira.

Na reunião de 11 de fevereiro foi, ainda, decidido intensificar as consultas bilaterais, no quadro do Acordo de Cooperação e Defesa, ao nível de altos funcionários, com o objetivo de apresentar sugestões à Comissão Bilateral Permanente extraordinária relacionadas com as questões laborais e infraestruturas, assim como no que se refere a medidas em benefício dos Açores.

A Comissão Bilateral Permanente é o organismo instituído pelo Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA, de 1995, encarregue de promover a execução daquele acordo e a cooperação entre os dois países.



GaCS

Sem comentários: