terça-feira, 9 de junho de 2015

Rodrigo Oliveira visita as Bermudas para assinalar 165 anos da presença açoriana no arquipélago

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas inicia quinta-feira uma visita de três dias às Bermudas para assinalar os 165 anos da presença açoriana neste arquipélago, durante a qual terá encontros oficiais com o Governo e instituições locais, além de se encontrar com a comunidade açoriana ali residente.

No primeiro dia desta deslocação, Rodrigo Oliveira reúne-se com o Governador da Bermuda, George Fergusson, e inaugura uma biblioteca de temática açoriana oferecida pelo Governo Regional à Universidade da Bermuda, a única instituição de ensino superior existente no território.

Na manhã do dia seguinte, 12 de junho, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas reúne-se com o ‘Premier’ da Bermuda, Michael Dunkley, e visita as instalações da Warwick Academy, uma escola básica e secundária com mais de 350 anos, onde são lecionadas aulas de Português.

Durante a tarde, Rodrigo Oliveira inaugura mais um espaço destinado à bibliografia açoriana, desta vez na Biblioteca Nacional da Bermuda, e participa nas comemorações do aniversário da Rainha Isabel II, a convite do Governador da Bermuda, terminando o dia com um encontro com a comunidade de emigrantes açorianos e açordescendentes residentes naquele arquipélago, no Clube Vasco da Gama.

No último dia desta visita, o Subsecretário Regional visita a Escola Portuguesa da Bermuda e reúne-se com a direção do Clube Vasco da Gama, participando ainda na comemoração do Dia dos Açores, organizada pelos Amigos da Casa dos Açores da Bermuda.

As ilhas Bermudas, descobertas no início do século XVI pelo navegador espanhol Juan Bermúdez, são um território ultramarino britânico situado no Atlântico Norte, que foi destino da emigração açoriana desde o primeiro quartel do século XIX.

A comunidade portuguesa residente neste arquipélago representa atualmente cerca de um quarto da população da Bermuda, sendo que 90% é de origem açoriana, na sua grande maioria oriunda da ilha de São Miguel.



GaCS

Sem comentários: