segunda-feira, 8 de junho de 2015

Transporte marítimo deve ser enquadrado como um todo, evitando soluções avulsas, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a proposta do PCP para que o Governo dos Açores adquira um navio de transporte de passageiros e carga para operar durante todo o ano entre S. Miguel e Santa Maria, é uma proposta avulsa e desenquadrada da política global de transportes na Região, padecendo ainda de falta de informações sobre como funcionaria esta ligação.

Vítor Fraga, em declarações aos jornalistas após ter sido ouvido na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, reafirmou que a posição do Governo dos Açores é clara no que diz respeito ao transporte marítimo, frisando que este deve ser encarado como um todo e evitadas soluções avulsas.

“Em termos da política de transportes marítimos para a Região, esta proposta não se enquadra com as opções políticas do Governo, que passam por ter uma política de transporte marítimo global, para toda a Região, que integre todas as ilhas e que satisfaça as necessidades dessas mesmas ilhas”, salientou o titular da pasta dos Transportes.

“Temos uma parcela do território, que é o Triângulo, que tem especificidades cuja resposta é dada pelo transporte marítimo que já existe hoje”, destacou Vítor Fraga, acrescentando que “no restante da Região deve haver uma solução que integre todas as ilhas, que satisfaça as necessidades de todas as ilhas e não situações avulsas e pontuais, como esta que o PCP está a apresentar, mas que também não se sabe bem o que é que é, porque não carateriza a sua própria proposta”.

Vítor Fraga salientou que a proposta em análise não aponta “nem o tipo de navios, nem a capacidade, nem o número de ligações, nem quanto é que custa, que é uma obrigação que o próprio preponente tem de fazer, que é quantificar quanto é que as suas propostas valem”.

Nesse sentido, considerou que, com os dados disponíveis, não é possível discutir a proposta.

O Secretário Regional recordou ainda que “é a segunda vez, no decorrer da atual legislatura, que esta proposta é apresentada”.

Para Vítor Fraga, “não se percebe bem o que é que o PCP pretende”, adiantando que “aquilo que se depreende é que pretende ter um barco em exclusivo para fazer as ligações entre Ponta Delgada e Santa Maria, o que certamente em termos de racionalidade económica não faz qualquer tipo de sentido”.

Vítor Fraga salientou ainda que a posição do Governo dos Açores relativamente ao transporte marítimo será mantida.

“A nossa proposta em termos de transporte marítimo para todas as ilhas discrimina todas as ilhas pela positiva”, já que “oferece uma solução integrada de transporte de passageiros, viaturas e carga rodada com o objetivo claro de aumentar a mobilidade de todos os Açorianos, por um lado, e, por outro, contribuir de forma determinante para o desenvolvimento do mercado interno”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: