segunda-feira, 1 de junho de 2015

Vasco Cordeiro defende importância da união de esforços para assegurar o crescimento sustentável do setor turístico

O Presidente do Governo destacou hoje, na Ribeira Grande, a importância da conjugação de esforços entre iniciativa privada e entidades públicas para assegurar o crescimento sustentável do setor turístico nos Açores, reafirmando o empenho do Executivo em criar condições para que esse objetivo seja alcançado.

Vasco Cordeiro salientou que o conjunto de indicadores económicos que têm sido divulgados recentemente, e que apontam para uma “retoma da confiança e da esperança”, demonstram que “cada uma das partes por si, sejam públicas ou privadas, não conseguem este tipo de resultados”.

“Os sistemas de incentivos que temos, as políticas que desenvolvemos a nível turístico, só por si não conseguem criar esses resultados, que só surgem porque há privados que, numa parceria que se estabelece quotidianamente entre entidades públicas e privadas, conduzem a estes resultados”, afirmou.

“É de saudar este espírito de parceria que pretende relançar um setor que é importante para a nossa economia e que tem ainda muito a dar do ponto de vista da criação de emprego e de riqueza na nossa Região”, frisou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do Santa Bárbara Eco-Beach Resort.

Para o Presidente do Governo, a inauguração deste empreendimento turístico, que representou um investimento superior a 1,8 milhões de euros, resulta do espírito empreendedor dos seus promotores e “simboliza bem um novo clima que se vive na nossa Região”.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver medidas e ações para promover o desenvolvimento do turismo, desde logo um novo sistema de incentivos, o COMPETIR+, que estará totalmente operacional até ao final de julho em todas as suas componentes, e um novo modelo de acessibilidades aéreas à Região, alertando que os instrumentos disponibilizados à iniciativa privada “implicam um trabalho aturado para que possam ser devidamente aproveitados e rentabilizados para a criação de emprego e de riqueza”.

“O que de pior pode acontecer ao setor turístico na nossa Região é considerarmos que está tudo feito. Isso não é verdade. Estes novos instrumentos que estão à nossa disposição obrigam a um esforço acrescido, a uma capacidade acrescida de inovação, de criatividade e de empreendedorismo, para que possam ser devidamente aproveitados e o seu resultado seja a criação de riqueza e de emprego”, frisou o Presidente do Governo, assegurando o empenho do Executivo em continuar a criar condições que possam ser aproveitadas pela iniciativa privada para promover o desenvolvimento.

“Acreditamos que o rumo que estamos a seguir produz resultados e investimentos como este acabam por ser um sinal muito forte de confiança neste rumo que estamos a seguir”, afirmou Vasco Cordeiro, acrescentando que “se cada um fizer bem a sua parte do ponto de vista do empenho que colocamos em melhorar os aspetos que ainda necessitamos de melhorar, essa aposta será ganha em benefício de toda a Região”.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: