sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Adesão do setor do leite aos apoios ao investimento revela confiança dos empresários, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, em S. Miguel, a elevada percentagem de projetos apresentada por empresários do setor do leite no primeiro período de candidaturas a apoios ao investimento, realizado este ano no âmbito do PRORURAL+.

“Posso revelar que 47 por cento dos projetos foram apresentados pelo setor do leite e 32% pelo da carne”, salientou Neto Viveiros, que falava na cerimónia de entrega de prémios do contraste leiteiro a produtores associados da Associação Agrícola de S. Miguel.

O titular da pasta da Agricultura revelou também que S. Miguel "concentra 34% dos projetos submetidos, sendo a ilha com maior número de candidaturas”, realçando que “no setor leiteiro a média de investimento por exploração é de mais de 98 mil euros”, um “valor muito significativo na atual conjuntura”.

Na sua intervenção referiu ainda o facto de “mais de 63 por cento dos jovens que estão a entrar na agricultura pretenderem direcionar a sua atividade para o setor do leite”, considerando que esta "confiança" revelada pelos empresários” é partilhada pelo Governo dos Açores, convicto de que, “em conjunto com os produtores e com toda a fileira, porque assim tem mesmo que ser”, serão ultrapassadas as dificuldades.

“Desengane-se quem pensa que apoiar a agricultura é apoiar apenas um setor de atividade, porque apoiar a agricultura é apoiar toda a economia dos Açores”, afirmou o Secretário Regional.

Luís Neto Viveiros assegurou que o Executivo Açoriano “vai continuar a batalhar para que a Comissão Europeia tome as devidas medidas para resolver uma crise para a qual os Açores e os seus produtores em nada contribuíram”, destacando os apoios criados na Região para apoio ao setor do leite face à “manifesta insuficiência de medidas” de Bruxelas.

“Apesar de termos, naturalmente, menos recursos do que um país ou a União Europeia, o facto é que neste momento de crise internacional, num esforço financeiro regional significativo, conseguimos disponibilizar apoios aos nossos agricultores o que a Comissão Europeia não nos deu”, frisou.

O reforço ao prémio à vaca leiteira para mais de 80 por cento dos produtores, a antecipação de pagamentos e a criação de uma linha de crédito já em vigor, no montante de 30 milhões de euros, para fortalecimento do fundo de maneio das explorações, através da bonificação de juros, foram medidas determinadas e com efeito ainda este ano.

Para 2016, o Secretário Regional destacou “um novo Programa de Apoio ao Financiamento das Explorações Agrícolas”, que “está a ser desenvolvido com a colaboração da Federação Agrícola dos Açores”.

Neto Viveiros reconheceu publicamente “o relevante trabalho que a Associação Agrícola de S. Miguel tem feito, contribuindo para a formação e para a melhoria constante da qualidade das explorações e do leite produzido pelos seus associados”, e enalteceu o desempenho das explorações premiadas, tendo em vista “produzir excelência com menos custos”.

Anexos:
2015.11.06-SRAA-ColóquioNutriçãoAnimalContrasteLeiteiro.MP3

GaCS

Sem comentários: